Categorias
Dicas

Técnicas básicas: como engrossar molhos e sopas

Molhos são a base de várias gastronomias, por isso saber manuseá-los é algo que vai elevar bastante o nível de vários pratos.

Apesar de alguns nomes que soam super chiques e sofisticados, as técnicas para engrossar molhos e sopas podem ser feitas com ingredientes que todos temos em casa, apenas aplicando a técnica do jeito certo, e é isso que vamos te mostrar hoje.

Boa leitura.

Os níveis de roux

Roux

A técnica mais usada para engrossar molhos vem da cozinha francesa e é o famoso roux (pronúncia “ru”) e é um preparo que possui vários níveis, cada um indicado para um tipo de receita.

Basicamente é uma mistura feita de partes iguais de farinha e gordura, tradicionalmente manteiga clarificada, e tem um poder espessante altíssimo.

Os níveis principais são 3: o claro, o médio e o escuro, sendo estes diferenciados pelo tempo de cocção.

Quanto mais claro o roux maior seu poder espessante e mais neutro seu sabor, sendo assim o roux escuro não deixa o molho tão grosso e dá um sabor mais intenso.

O roux é muito utilizado para fazer o famoso molho bechamel.

Conheça o slurry

Slurry

Diferente do roux, o slurry é uma técnica para engrossar molhos que é a base de amido.

A proporção é 1 porção de amido para 2 de líquido e funciona como mágica para engrossar molhos.

Essa técnica é mais indicada para molhos de carnes grelhadas e legumes salteados.

Eficácia de um simples purê

Purê

Aquele purê de batata tão amado na nossa infância, serve muito para engrossar molhos, afinal os tubérculos são legumes cheios de amido que é um dos componentes mais eficientes para engrossar qualquer tipo de caldo e sopa.

É mais indicado para sopas, pois o sabor da batata encorpa e deixa tudo mais intenso.

Vale experimentar também aplicar as suas sopas, além da batata, purê de mandioca, batata doce e até inhame.

Reduzidos e saborosos

Redução

Por fim temos a redução, que como o próprio nome diz é uma forma de diminuir os molhos eliminando os líquidos através do cozimento em fogo baixo.

As principais reduções são feitas em caldos como o de galinha e de carne, mas funcionam incrivelmente para redução com vinho tinto e vinagre balsâmico.

A principal vantagem da redução do vinho tinto é deixá-lo numa textura com uma consistência que lembra a de um xarope, isso deixa o sabor muito mais intenso e casa perfeitamente com o preparo de carnes vermelhas.

Consistência auxilia no sabor

Todas essas técnicas citadas para engrossar caldos e molhos não tem apenas a função de dar textura aos pratos, mas também de deixar os sabores mais concentrados e mais intensos.

Um molho bem temperado, numa consistência mais cremosa do que líquida ajuda a deixar o sabor dos demais ingredientes muito mais equilibrados, trazendo uma sensação muito mais agradável para o paladar.

Experimente essas técnicas nos seus próximos molhos e caldos e veja as sensações incríveis que seu paladar pode saborear.

Bom apetite.