Como deixar o bolo mais fofinho ou cremoso!

Nada melhor do que um bolo fofinho para servir com café no meio da tarde, ou então uma fatia deliciosa de bolo molhadinho e cremoso. Mas a alquimia de um bolo aerado ou úmido depende da quantidade de alguns ingredientes que se adiciona à receita. Mais ou menos ovos, fermento, clara em neve, manteiga, açúcar… Abaixo você confere dicas valiosas para fazer aquele bolo delicioso fofo ou cremoso e receitas fáceis para arrasar na cozinha!

Como fazer bolo fofo e macio

Veja dicas e técnicas para deixar seus bolos caseiros super fofinhos e macios. Huumm...

1 - Para fazer um bolo fofo e macio, primeiro é importante que os ingredientes estejam em temperatura ambiente, para obter um massa lisa e homogênea.

2 - Outra dica é peneirar os ingredientes secos para o bolo ficar fofo e sem grumos.

3 - Pegue um recipiente e misture todos os ingredientes secos. À parte ou no liquidificador, misture os ingredientes molhados. Misture os ingredientes secos e molhados até a ficar uma massa homogênea.

4 - Bata as claras em neve e utilize-as apenas no final, incorporando delicadamente à massa.

5 - Deixe o forno preaquecido em fogo médio por 10 minutos e leve para assar até sentir um cheirinho de bolo pela casa. Lembre-se de desenformar o bolo quando ele estiver morno, para evitar que ele quebre ou perca umidade.

Como fazer bolo cremoso e molhadinho

Dicas espertas para você conseguir deixar seus bolos cremosos e molhadinhos. Dá água na boca só de ver!

1 - Para que o bolo fique cremoso e molhadinho, bata a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar até obter um creme fofo e claro.

2 - Misture os demais ingredientes intercalando delicadamente líquidos e secos.

3 - Utilize cerca de 4 ovos na receita, para que o bolo fiquei com textura cremosa e molhadinha de pudim.

4 - Dependendo do sabor do bolo, adicione leite condensado, leite de coco ou queijo ralado, para que seu bolo fique ainda mais molhadinho.

5 - Umedecer a massa do bolo já assada também é uma dica valiosa. Você pode umedecer com um calda básica de água com açúcar, ou leite com mel, licores e até refrigerante!

6 - Rechear o bolo também ajuda a manter a massa molhadinha. Opte por recheios de textura, como mousse de chocolate meio amargo, leite Ninho ou baba de moça.

Veja o passo a passo para o Bolo Perfeito!

Como Fazer Bolo de Cenoura

Receita de Bolo de Chocolate simples e delicioso

Alquimia do bolo perfeito

Agora que você já sabe preparar um bolo fofo e aerado ou cremoso e molhadinho, o CyberCook te ensina a dosar os principais ingredientes de um bolo para nunca mais errar na receita! Veja como é fácil:

Ovos - Os ovos são um dos ingredientes mais importantes na receita de um bolo, isso porque sua textura dá a liga na massa e une os outros ingredientes, além de aerar o bolo, dando volume e estrutura. A quantidade de ovos na receita vai depender do tipo de bolo que você prefere. Na imagem 1 a receita não levou ovo, deixando o bolo curto, denso, compacto e que desfaz facilmente quando corta. Na imagem 2 a receita levou 1 ovo, fazendo com que o bolo ficasse ainda denso, mas deu liga à massa então ele não se quebra. Com 2 ovos o bolo fica firme e de textura leve. Na imagem 4 o bolo leva 3 ovos, deixando o bolo na textura perfeita: alto, leve e aerado. A última imagem o bolo leva 4 ovos: ideal para bolos molhadinhos e com textura estilo pudim.

Açúcar - O açúcar não serve apenas para adoçar o bolo, ele vai agir também na textura. Um bolo totalmente sem açúcar, como na imagem 1, deixa a massa com textura densa e baixa. Com a quantidade certa de açúcar, a massa do bolo fica equilibrada: alta, com textura leve e cobertura molhadinha. Com açúcar a mais, o bolo fica quebradiço, esponjoso e com a cobertura quebradiça, como mostra a imagem 3.

Manteiga/Óleo/Margarina/Gordura Vegetal - A gordura serve basicamente para trazer mais sabor e maciez à massa do bolo. A manteiga deixa o seu bolo com menos peso, compacto e de textura fina, como na imagem 1. O óleo vai deixar seu bolo alto, com a massa hidratada e um pouco mais dourado. A gordura vegetal deixa o bolo ainda mais alto, porém mais seco e quebradiço. A última imagem mostra o bolo com margarina vegetal: seu bolo irá ficar com a massa hidratada e aerada, mas o bolo fica um pouco mais claro.

Receitas

Confira abaixo receitas gostosas para você fazer!

Bolo de cenoura fofo

Bolo fofo de liquidificador

Bolo nega maluca recheado

Bolo de chocolate molhadinho

Bolo de fubá cremoso

Bolo cremoso de laranja

Gostou das dicas? Seu bolo vai ficar muito mais delicioso!