Categorias
Dicas

Como deixar o bolo mais fofinho ou molhadinho

Bolo duro e seco é um castigo, mas é muito comum devido a descuidos bobos. O caminho para massa fofinha e molhadinha não é difícil, basta atenção ao passo a passo e ficar ligado em algumas dicas para resultado mais assertivo.

Separamos as dicas infalíveis para fazer o bolo fofinho e/ou molhadinho perfeito e ainda algumas receitas com passo a passo detalhado para não errar.

Boa leitura.

Um toque de amido

Antes de começar o preparo do seu bolo, deixe todos os ingredientes separadinhos ( o famoso mise em place) e fique atento a temperatura, pois essa faz muita diferença para o bolo crescer.

Os ingredientes secos como a farinha, açúcar e o fermento vão funcionar melhor se bem peneirados antes, pois isso elimina os grãos mais duros e deixa a mistura bem mais homogênea.

É importante misturar separado também, os secos e os molhados, principalmente o fermento, pois esse começa reagir em contato com líquido, por isso deve entrar mais ao final para funcionar com eficiência máxima.

Outra coisa que muitos negligenciam e faz com que a massa desande é o pré aquecimento do forno. Em geral, de 10 a 20 minutos pré-aquecendo é ideal para que o fermento aja pelo tempo determinado e a massa fique alta e fofinha.

Por fim, um truque pouco conhecido é o uso de amido, a famosa maisena, e basta substituir uma colher da farinha por uma de amido, que seu bolo vai ficar mega fofinho e não ficará seco.

Portanto chega de teoria e vamos para as receitas práticas onde você poderá aplicar essas técnicas.

Passo a passo anti-erro

Diferente das receitas salgadas a confeitaria tem como passe processos químicos bem ajustados, por isso é fundamental seguir à risca o passo a passo pois essas são receitas testadas e aprovadas pela equipe CyberCook, confira.

Bolo de Cenoura

Bolo de Cenoura

Um dos clássicos brasileiros mais amados é o bolo de cenoura, que em geral é bem simples, então seguindo a receita dificilmente terá erro.

Obviamente que a cobertura de chocolate é o que completa essa delícia, por isso não deixe de preparar.

Veja a receita completa aqui

Bolo Fofo de Liquidificador

Bolo Fofo de Liquidificador

Dá para ser prático e ter bons resultados no seu bolo usando o liquidificador, principalmente com essa receita infalível.

Esse preparo é um dos que leva uma colher de amido que é o caminho para deixar a massa alta e bem fofinha.

Veja a receita completa aqui

Bolo de Chocolate Molhadinho

Bolo de Chocolate Molhadinho

Não podia faltar o mais popular de todos, o bolo de chocolate, fofinho e muito molhadinho, do jeito que todo mundo ama.

A cobertura com leite condensado e amido fica muito cremosa e o que dá o charme nesse bolo é o granulado por cima para coroar.

Veja a receita completa aqui

Bolo de Fubá Cremoso

Bolo de Fubá Cremoso

O simples não falha, por isso apostar no bolo de fubá cremoso é um bom caminho para o sucesso.

Essa versão especificamente é zero lactose, ou seja, ideal para quem tem alguma restrição ao leite de vaca.

Veja a receita completa aqui

Bolo Cremoso de Laranja

Bolo Cremoso de Laranja

Para fechar temo um bolo de laranja bem cremoso, com uma calda diferenciada feita com açúcar de confeiteiro e o suco da própria laranja.

Essa calda deve ser feita em fogo baixo para não queimar e caramelizar bem o açúcar de confeiteiro.

Veja a receita completa aqui

Pronto, com todas essas dicas e receitas, você vai acertar nos bolos fofinhos e molhadinhos e poderá quem sabe fazer com outros sabores.

Bom apetite.