Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Sopa do Ligeirinho

sem lactose·sem glúten·
Preparo: 2h42

Quer preço e análise nutricional nessa receita?

Receitas com informação nutricional e preço

Sopa de Feijão

Sopa de Feijão

Antonio Roque Pricoli Bueno

Sopa de Mandioquinha

Sopa de Mandioquinha

Helenilde Meneses Santos Ruiz

Torta Capixaba

Torta Capixaba

Ana Jacqueline Bastos

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Lave cuidadosamente os camarões e os mexilhões, reserve.
  2. 2.
    Retire a cabeça do peixe e coloque-a em um caldeirão, cubra com cerca de 5 litros de água fria, tempere com sal a gosto, leve ao fogo alto e deixe ferver. Junte o amarrado de ervas, tampe o caldeirão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 1 hora e meia.
  3. 3.
    Elimine a cabeça do peixe e o amarrado de ervas e coe o caldo em uma peneira. Leve o caldo novamente ao fogo. Coloque os camarões em uma cesta de arame para frituras, mergulhe-os no caldo e cozinhe somente até ficarem rosados. Retire do caldo, elimine as cascas, limpe e reserve. Faça o mesmo com os mexilhões, mergulhe-os no caldo somente até que se abram as conchas. Remova-os das conchas e reserve. Mantenha o caldo em fogo alto.
  4. 4.
    Enquanto isso amasse o alho com os grãos de coentro e 1 colher (chá) de sal até formar uma pasta. Acrescente ao caldo, junte o cheiro-verde picado, o tomate e tempere com a pimenta-de-cheiro a gosto.
  5. 5.
    Deixe ferver, tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe até os tomates ficarem macios. Enquanto isso corte o peixe em postas e tempere-as com sal e pimenta do reino a gosto. Coloque o azeite em uma panela e aqueça em fogo médio. Junte as postas de peixe e frite (3 de cada vez) até ficarem douradas. Tire do fogo e elimine a pele e a espinha.
  6. 6.
    Desfie a carne do peixe e acrescente ao caldo junto com as carnes de siri e de lagosta, os camarões e os mexilhões. Acrescente um pouco de água a panela onde foi frito o peixe e deixe ferver mexendo com uma colher de pau. Junte ao caldo, misture, verifique o tempero e acrescente mais sal se achar necessário, e deixe ferver. Tire do fogo, passe para uma sopeira e sirva imediatamente acompanhado de torradinhas em quadradinhos pequenos.
josé neves
por   josé neves

Sopa do Ligeirinho