Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Risoto de Abóbora com Presunto de Parma

sem glúten·
porções: 13
Peso: 280,27 g *
Preparo: 1h40

Ingredientes

Creme de Abóbora

Farofinha de Parma

Risoto

Como Fazer

Creme de Abóbora

  1. 1.
    Leve a abóbora com um pouco de caldo de legumes ao fogo e deixe cozinhar até que fique bem macia. Bata tudo no liquidificador e volte à panela. Deixe cozinhar em fogo baixo até reduzir e ficar bem grosso. Reserve.

Farofinha de Parma

  1. Pincele as fatias de presunto de Parma com azeite e leve ao forno baixo até que fiquem bem torradas. Retire do forno, deixe escorrer sobre papel absorvente até esfriar. Pique bem com uma faca e reserve em um pote bem fechado.

Risoto

  1. 1.
    Leve o caldo para aquecer e reserve. Derreta metade da manteiga com o azeite. Quando ela estiver espumando, adicione a cebola e o alho e refogue em fogo baixo até que a cebola murche bem. Tome cuidado para que não pegue cor.
  2. 2.
    Adicione o arroz e refogue um pouco mais até que ele pareça levemente translúcido. Junte o vinho e deixe cozinhar em fogo médio, mexendo de vez em quando.
  3. 3.
    Quando o vinho estiver quase seco, adicione um pouco de caldo e continue mexendo (sempre que o risoto estiver quase secando, adicione um pouco mais de caldo e continue misturando).
  4. 4.
    Vá temperando aos poucos com o sal e a pimenta (mas não exagere pois o queijo que será adicionado na finalização completará a quantidade necessária de sal).
  5. 5.
    Quando o arroz estiver quase no ponto (al dente), acrescente o creme de abóbora e o presunto rasgado em pedaços. Finalize com o queijo parmesão, a salsinha e a segunda quantidade de manteiga, misturando bem até que derreta por inteiro.
  6. 6.
    Misture e corrija o tempero se precisar. Sirva salpicado com a farofinha de parma.
Maurício Hiluy
por   Maurício Hiluy

Risoto de Abóbora com Presunto de Parma