CyberCook
Minhas Recompensas Carrefour

Início

Receitas

Risotos

Risoto de "funghi secchi"

Risoto de "funghi secchi"

diet
sem glúten
(0) Avaliar receita

Preparo

1h46

Calorias*

241,28kcal

Porções

13

Por porção

R$8,75

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como Risoto de "funghi secchi", são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Risoto de "funghi secchi" que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!

Ingredientes

icone panela

Como Fazer

  • 1.Deixe o Funghi de molho na água por 10 minutos e depois escorra e jogue esta água fora, pois sai sempre um pouquinho de areia e terra; separe.

  • 2.Leve ao fogo 2 litros de água com os 3 ou 4 pacotinho de caldo de carne e os Funghi já lavados e após ferver, retire os Funghi com espumadeira, separe e deixe o caldo em fogo baixíssimo. Este caldo ficará com uma cor bem marrom.

  • 3.Numa panela grande de no mínimo 3 litros e meio, refogue na manteiga e azeite, a cebola e o alho, até ficarem transparentes, sempre em fogo alto.

  • 4.Acrescente os Funghi (se forem pedaços muito grandes, divida em dois ou tres, cada um); dê uma refogada ligeira, acrescente as duas xicaras de arroz arbório e o vinho branco se for o caso, refogue mais um pouquinho e a seguir coloque tres conchas do caldo que está fervendo na outra panela.

  • 5.A partir deste momento, voce não pode parar de mexer o risoto de forma alguma, e sempre com a panela sem tampa. Marque no relógio 18 a 20 minutos.

  • 6.Vá despejando uma concha do caldo, à medida que o arroz vai absorvendo o líquido e sempre mexendo. Voce irá utilizar quase todo o caldo que preparou.

  • 7.Mais ou menos aos 15 minutos, prove o arroz, para ver se está cozido. Não deve ficar duro, más também não deve ficar mole demais.

  • 8.O verdadeiro risoto ficará bem úmido, ou seja bem papa, quase uma sopa seca, más muito cremoso devido a liberação do amido do arroz.

  • 9.Prove o sal e finalize colocando mais uma colher de sopa de manteiga por cima do risoto na panela e não mexa mais. Deslique o fogo, tampe a panela e aguarde mais uns 5 minutos para servir

  • 10.Agora a manteiga colocada por cima já derreteu e deixou o seu risoto brilhante. Sirva e pulverize com salsinha picada por cima, ou então com queijo ralado, ser for do seu gosto. (tem gente que não gosta do queijo ralado porque interfere no sabor do Funghi).

  • 11.Para harmonizar, eu gosto de um vinho Cabernet Sauvignon, ou Shiraz, ou mesmo um Merlot.

Dicas

Esta receita foi aperfeiçoada por mim nas últimas 100 vezes em que fiz a mesma. Adoro Funghi Secchi. Caso alguém tenha mais sugestões, me avise!

Avalie esta receita

Recomendamos pra você

COMENTÁRIOS