Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Surubim à Pirapora

sem glúten·

Porções

20

Peso

282,90 g*

Preparo

3h45

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    1ª etapa:
  2. 2.
    Corte o surubim em postas de mais ou menos 2 cm, retirando toda a pele e gordura. Tempere as postas com sal, pimenta do reino branca, limão e 1 xícara (chá) de vinho branco, deixando repousar por mais ou menos 2 horas.
  3. 3.
    2ª etapa :
  4. 4.
    Numa panela coloque o azeite, um pouquinho de sal , a manteiga e o alho para fritar um pouco. Em seguida, coloque os tomates (sem pele e sem sementes), as cebolas cortadas em quatro, os pimentões (partidos ao meio), o amarrado de salsinha, cebolinha e coentro, a cenoura e a xícara de vinho branco seco. Tampe a panela e deixe cozinhar . Se necessário, vá acrescentando um pouco de água, para dar consistência um pouco mais grossa a este molho. Depois de cozido, retire do molho o amarrado de cheiros verdes e os pedaços de pimentões. Bata o restante no liqüidificador, obtendo assim um molho cremoso, de coloração amarelada.
  5. 5.
    3ª etapa:
  6. 6.
    Regue uma assadeira alta, de cerâmica ou pirex, com azeite. Em seguida, passe posta por posta no molho e coloque na assadeira, regando cada camada com um pouco de leite de coco e fios de azeite (use o leite de coco com parcimônia para que o prato não fique enjoativo). Cubra a última camada com o molho restante. Leve ao forno médio, por 15 a 50 minutos.
  7. 7.
    Acompanhamento: pirão de cabeça de peixe, arroz branco ou purê de batatas.
João Sena
por   João Sena

Surubim à Pirapora