CyberCook
Minhas Recompensas Carrefour

Início

Receitas

Peixes e Frutos do Mar

Peixe à la Geraldinho

Peixe à la Geraldinho

diet
sem glúten
sem lactose
(0) Avaliar receita

Preparo

1h1

Calorias*

432,39kcal

Porções

1

Por porção

R$7,92

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como Peixe à la geraldinho, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Peixe à la geraldinho que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!

Ingredientes

icone panela

Como Fazer

  • 1. Na verdade esta receita usa tão pouco óleo que é exagerado chamá-la de fritura. É quase grelhar na frigideira de teflon. Fogo alto no fogão e frigideira de teflon bem limpa, para que os filés de peixe não grudem. Aquece-se bem a frigideira e então despeja-se nela uma pequeníssima quantidade de óleo, apenas o suficiente para untar o fundo da panela. Depois espalha-se pelo fundo da frigideira pequenos cubinhos de gengibre fresco e alho. Imediatamente colocar os filés ( máximo dois por vez ) cobrindo o gengibre e o alho. Não mexer. Quando o peixe começar a “suar “ pela parte superior, virar os filés e só então acrescentar sal a gosto. Um pouco antes de servir, flambe os filés com pinga. ( para flambar, jogue um pouco de pinga por cima dos filés e tombe um pouco a frigideira para que o fogo acenda a aguardente. Cuidado com o cabelo e com os filtros dos exaustores de ar. Outro dia fui servir um peixe sem peceber que o fogo havia derretido o filtro de plástico. Ficou uma droga.

  • 2. O gengibre e o alho fritinhos ficam grudados num dos lados do filé, o que torna esse prato muito bonito de servir. Os pinguinhos de plástico preto do filtro queimado também ficaram lindos, mas foram devidamente cuspidos pelos convidados, que depois vomitaram por meia-hora e então me processaram.

  • 3. Os melhores peixes para essa receita são o cação ( caçonete, pequeno, em postas) , a pescada e o robalo.

  • 4. Para limpar o cação ( fotos) basta cortar a parte superior do peixe, incluindo a barbatana, fazer um corte semelhante na parte inferior e então “fazer um escalpo”arrancando toda a pele lateral do peixe. Depois basta cortar em postas de 1 cm de espessura.

  • 5. Eu não gosto de temperar os filés de peixe com antecedência. Prefiro salgar quase na hora de servir. A única exceção é a carne do cação, que pode ficar melhor sob a ação do limão, espremido sobre ela umas duas horas antes de cozinhar.

por João Sena

Avalie esta receita

Recomendamos pra você

COMENTÁRIOS