CyberCook
Minhas Recompensas Carrefour

Início

Receitas

Peixes e Frutos do Mar

Moqueca capixaba

Moqueca capixaba

diet
sem glúten
sem lactose
(0) Avaliar receita

Preparo

1h49

Calorias*

256,25kcal

Porções

5

Por porção

R$7,99

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como Moqueca capixaba, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Moqueca capixaba que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!

Ingredientes

icone panela

Como Fazer

  • 1. Tempere o peixe com o alho, o suco de limão e o sal. Unte uma panela de barro, com capacidade para 3 litros, com a metade do azeite de oliva. Coloque as postas do peixe e distribua a cebola e os tomates. Salpique a salsinha, o coentro e regue com o azeite restante. Leve para cozinhar em fogo baixo com a panela tampada. Assim que levantar fervura, misture a tinta de urucum com o sal e despeje sobre a moqueca. Cozinhe por mais 30 minutos, ou até que o peixe esteja macio. Durante o cozimento, mexa a panela, sacudindo-a, para o peixe não grudar. Não use colher para que o peixe se mantenha inteiro. Sirva com arroz branco e molho de pimenta vermelha à parte. A moqueca capixaba não leva azeite-de-dendê, como a baiana, e sim a tinta de urucum. Para prepará-la, coloque em uma panela 1 xícara (chá) de azeite de oliva e 50 g de sementes de urucum. Ferva por 5 minutos, ou até o azeite ficar bem vermelho, tomando cuidado para o azeite não fritar. Se esquentar muito, retire do fogo, espere um pouco e volte ao fogo. Retire do fogo e deixe esfriar. Coe a mistura e guarde em um recipiente limpo com tampa. A tinta de urucum pode ser usada para preparar risoto de peixe e farofas. Tem um agradável sabor e aroma, além de ser mais saudável que o azeite-de-dendê.

  • 2. Dicas:

  • 3. Para preparar postas de peixe, faça marcas a cada 3 cm, ou em outra espessura, de modo uniforme. Em seguida, separe as postas, dobre as pontas para dentro e feche as extremidades com um palito, para não enrolarem ao serem cozidas.

  • 4. Fonte: Revista Água na Boca

por Ricardo José Krupinsk

Avalie esta receita

Recomendamos pra você

COMENTÁRIOS