CyberCook
Mercado online
Minhas Recompensas Carrefour

Moqueca Baiana

diet
sem glúten
sem lactose
(10) Avaliar receita

Preparo

1h15

Calorias*

274,81kcal

Porções

20

Por porção

R$7,00

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como Moqueca baiana, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Moqueca baiana que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!

Ingredientes

icone panela

Como Fazer

  • 1. Coloque o peixe para ferver na água com o tempero por, aproximadante, 2 a 3 minutos. Posteriormente, coloque o camarão por mais dois minutos, com uma pitada de sal. Pegue um escorredor e retire o peixe e o camarão, reservando a água. Enquanto isto bata no liquidificador: 5 tomates, quase todo maço de coentro, cebolinha e salsinha, deixando apenas uns talinhos para o final; 2 cebolas; 3 dentes de alho; 3 colheres (chá) de leite de côco; 1 colher (chá) de azeite de dendê. Adicione um pouco da água do peixe e do camarão, tomando cuidado para deixar um molho bem consistente. Bata até os ingredientes se misturarem bem. Agora, pegue uma panela grande ou tipo caldeirão, ou ainda, uma panela de barro. Coloque o azeite para aquecer, adicione a cebola picada e, quando estiver ficando transparente, junte o alho picado. Espere um pouco e coloque o peixe e os camarões, pode colocar o resto do leite de côco, 2 colheres (sopa) de azeite de dendê, um tomate picado e o pimentão em rodelas. Adicione o restante da salsinha, cebolinha e coentro. Tampe por aproximadamente 5 a 10 minutos. Em outra panela, faça o pirão: pegue a água que sobrou do peixe e dos camarões, um pouco do molho já preparado, mexa e adicione farinha aos poucos e deixe no ponto que desejar. Pode, também, colocar o resto do molho que sobrou em cima do peixe e dos camarões na panela. Tampe e deixe por mais 10 a 15 minutos. Dica: caso queira, pode diminuir um pouco o leite de côco para não sobrecarregar o sabor do coco, e diminuir o azeite de dendê que é bem forte, podendo ficar com apenas o azeite e, ainda, para o preço não ficar muito salgado, elimine o camarão.

CLIQUE AQUI

Aproveite o que sobrou da receita

Leonel Gonçalves Junior

por Leonel Gonçalves Junior

Avalie esta receita

Recomendamos pra você

COMENTÁRIOS

Cristiano da Silva Pereira

Cristiano da Silva Pereira

12/09/2015

Pra mim não importa os critérios regionais. Afinal de contas os clássicos culinários mundiais sempre foram regionalizados, sempre podemos adaptar.

Raniéri Robson Lima de Góes

Raniéri Robson Lima de Góes

17/01/2013

Essa moquea é demais. Amanhã vou convidar uns amigos para aprovar!

myrian nascimento de barros

myrian nascimento de barros

17/01/2013

Leonel, voce deve ser um mestre cuca , esta sua receita ficou uma delicia, gostei muito dos detalhe descrito por voce , consegui fazer com perfeiçao esta moqueca. Espero poder encontrar mais receitas de sua autoria.

Suely  Costa Gonçalves

Suely Costa Gonçalves

17/01/2013

Sem dúvida essa receita é ótima, não sabia que você cozinhava tão bem, continue assim.

Daniel Gonçalves

Daniel Gonçalves

17/01/2013

Agora que estou morando sozinho, tenho procurado me virar o site Cyber Cook me ajuda muito, e essa receita esta bem explicada eu fiz ficou otima parabens espero ficou mestre cuca como você.

jefferson ferreira santos

jefferson ferreira santos

17/01/2013

Que todos que experimentaram esta moqueca capixaba me perdoem, porém a mesma não leva estes ingredientes, nossa (muqueca) acaba de ser assassinada, ou melhor, abaianada.

angra

angra

30/06/2011

Essa receita é ótima!

cristiane

cristiane

04/04/2011

oi!a verdadeira moqueca baiana não leva azeite de oliva e sim azeite de dende.sou nascida e criada na bahia.raizes baiana.jamais na verdadeira moqueca baiana leva azeite doce.um beijo

Mari Rodrigues

Mari Rodrigues

06/12/2008

eu usaria metade dos temperos montaria tudo em camadas e colocaria uma 3 pimentas dedo de moça cortada em rodelas,pra dar o sabor apimentado que os baianos gostam...fica muito mas saboroso!!!

Darci Colombo

Darci Colombo

19/04/2007

Poderiamos modificar o seguinte na receita: usaria a metade dp camarão e usaria camarão menor. Não necessita ferver o peixe, tempero antes. Uso coentro em sementes moido dá melhor sabor. Uso só a metade do azeite de oliva e aumento um pouco o dendê. Uso uma cebola média em rodelas, 1/2 pimentão vermelho, 1/2 amarelo e 1/2 verde coratdos em rodelas, coloco no fundo da panela de ferro ou barro. Uso só 3 tomates, 6 é demais realça muito o sabor. Uso pouco de urucum ou colorau, fica bonito. Abraço.