Gravlax de salmão com torradas
O salmão cru não é só na culinária oriental! Esse aqui fica uma delícia, mas precisa ser muito bem temperado com o endro e a mostarda de dijon não pode faltar! Uma entrada requintada e deliciosa que só depende de um peixe bem fresquinho!
E ainda pode ser muito bem harmonizado com uma cerveja deliciosa. Confira no fim da receita!
0
32 min
4 porções
Valor nutricional
612,21 kcal
Ingredientes
Harmonização
Como Fazer
1. 1. Numa tigela, misture o sal, o açúcar, o açúcar mascavo, a pimenta quebrada e metade do endro picado. Reserve. Esta mistura servirá para curar o salmão.
2. 2. Em outra tigelinha, acrescente o suco de limão, o azeite e o conhaque.
3. 3. Numa superfície de trabalho, coloque um pedaço de filme com o dobro do tamanho do salmão. Disponha o peixe com a pele voltada para baixo e pincele com o tempero de limão.
4. 4. Salpique com o endro, cubra com a mistura para curar e aperte bem com as mãos para grudar o tempero. Com o filme, embrulhe o salmão, tomando cuidado para não espalhar a cura. Vire o peixe com a pele voltada para cima e, com uma faquinha afiada, faça vários furinhos no filme, atravessando a pele do peixe. Este processo servirá para drenar o líquido que o salmão irá soltar.
5. 5. Forre uma assadeira grande com papel-toalha. Disponha o salmão com a pele voltada para baixo. Coloque um peso sobre o peixe para prensá-lo. Você pode usar um saco de 5 kg de arroz ou um tijolo embrulhado em papel-alumínio.
6. 6. Leve à geladeira. A cada 6 horas, troque o papel-toalha e verifique se o líquido está sendo escoado pelos furinhos do filme. Deixe marinar por 48 horas.
7. 7. Após o período da marinada, desembrulhe o salmão e retire o excesso do tempero, raspando com as costas de uma faca. Se quiser, deixe um pouco do endro.
8. 8. Com uma faca afiada, corte o salmão em tiras bem finas, descartando a pele. Sirva a seguir com o molho.Numa tigelinha, misture todos os ingredientes e bata com um garfo até ficar cremoso.
Harmonização
1. Pode confiar que a Blue Moon vai ser uma boa opção para beber junto com esse salmão. O toque cítrico da casca de laranja na cerveja complementa o salmão, enquanto seu leve toque de semente de coentro faz a conexão com o endro e a mostarda de dijon. Tudo bem leve na boca, fica perfeito! Beba com moderação.
Sobraram ingredientes?
Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:
Selecione os ingredientes que sobraram: