Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Arroz espanhol (com linguiça, camarão, lula e bacon)

porções: 16
Peso: 273,88 g *
Preparo: 4h9

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Coloque em uma panela 6 xícaras (chá) de água (1.440 ml) de água, leve ao fogo, deixe ferver e mantenha aquecido.
  2. 2.
    Lave o arroz em água corrente e deixe escorrer em uma peneira.
  3. 3.
    Descasque as cebolas, elimine as extremidades e corte em pedaços pequenos. Reserve.
  4. 4.
    Coloque em uma panela 3 colheres (sopa) de azeite de oliva e a metade da cebola. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por 3 minutos. Junte o arroz e refogue, mexendo de vez em quando, por 4 minutos. Adicione a água fervente, o sal e misture bem. Abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela. Cozinhe por 35 minutos ou até o arroz ficar al dente. Retire do fogo e reserve.
  5. 5.
    Lave os tomates e elimine os pedúnculos, coloque-os em uma panela com 3 litros de água fervente, deixe por 1 minuto e retire do fogo. Escorra a água, tire as peles dos tomates, corte-os ao meio e elimine as sementes. Pique a polpa em pedaços pequenos e reserve.
  6. 6.
    Descasque os dentes de alho e amasse. Lave o cheiro-verde, seque com toalha de papel e separe somente as folhas. Pique-as finamente e reserve.
  7. 7.
    Lave os camarões, elimine as cascas e as cabeças e lave novamente. Tire a parte escura do dorso. Lave as lulas, limpe-as e lave novamente. Elimine a pele externa, lave mais uma vez, corte o corpo em anéis e pique os tentáculos. Reserve.
  8. 8.
    Corte o bacon em cubos pequenos e reserve.
  9. 9.
    Coloque em uma panela grande 5 colheres (sopa) de azeite de oliva, as outras 2 cebolas e os dentes de alho. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por 5 minutos ou até as cebolas ficarem macias. Incorpore os tomates e o cheiro-verde. Continue a refogar, mexendo de vez em quando, por mais 5 minutos. Acerte o sal e retire do fogo.
  10. 10.
    Em uma outra panela disponha 4 colheres (sopa) de azeite de oliva e leve ao fogo por 1 minuto. Junte os camarões e as lulas. Refogue, mexendo de vez em quando, por 5 minutos ou até os camarões e as lulas ficarem macias. Tempere com sal e retire do fogo.
  11. 11.
    Espalhe o bacon em uma frigideira, leve ao fogo e frite, mexendo de vez em quando, por 12 minutos ou até dourar. Retire do fogo e reserve.
  12. 12.
    Coloque em uma outra panela o paio, a linguiça e 750 ml de água. Leve ao fogo e cozinhe por 15 minutos ou até o paio e a linguiça ficarem macios. Retire do fogo, escorra a água e corte o paio e a linguiça em rodelas finas. Reserve.
  13. 13.
    Volte a panela com o refogado de tomate para o fogo baixo. Mexendo com delicadeza junte o paio, a linguiça, o bacon, arroz, as lulas e os camarões. Assim que a mistura estiver homogênea e bem quente, retire do fogo.
  14. 14.
    Arrume o arroz em uma assadeira refratária (33 cm x 27 cm), polvilhe o queijo parmesão e decore com as batatas-palhas. Sirva em seguida.
João Sena
por   João Sena

Arroz espanhol (com linguiça, camarão, lula e bacon)