CyberCook
Comer em CasaMercado online

Início

Receitas

Pães

Pão Integral com Painço

Pão Integral com Painço

vegetariana
sem lactose
(0)
Pão Integral com Painço

Por Luiz Lapetina

Preparo

3h0

Ver informações nutricionais

Já experimentou essa deliciosa receita de Pão Integral com Painço? No CyberCook você encontra essa e outras receitas. Saiba mais!

porções:40

Ingredientes

Compre os ingredientes no

Logo Carrefour
icone panela

Como Fazer

  • 1.Deixe o painço de molho na água quente (bem quente, mas não fervente, que deixaria o grão muito mole).

  • 2.Dissolva o fermento na água morna, em uma tigela BEM grande. Misture o mel, a farinha branca e 1 1/2 xic. da farinha integral. Bata vigorosamente com uma colher até obter uma massa homogênea e bem líquida. Cubra com um pano e deixe fermentar até que dobre de tamanho, uns 40 minutos.

  • 3.Passado esse tempo, misture o óleo, sal e painço, mais qualquer água que tenha restado na tigelinha dos grãos. Com uma espátula, incorpore a farinha integral, meia xícara por vez, girando a tigela como você faria ao misturar claras em neve a uma massa de bolo. Quando a massa estiver espessa demais para usar a espátula, despeje em uma bancada e sove, incorporando o restante da farinha apenas até que a massa pare de grudar em suas mãos.

  • 4.Quando a massa estiver mais elástica e macia, cerca de 5-8 minutos de sova, coloque em uma tigela bem grande, untada de óleo, e gire a massa para que ela fique untada. Cubra com um pano e deixe fermentar por 45 minutos, até que dobre de tamanho.

  • 5.Afunde o punho na massa e deixe que cresça mais uma vez, por 35 minutos.

  • 6.Divida a massa em 2 porções iguais, molde e coloque em duas formas de pão untadas. Deixe que cresçam por 25 minutos, até que dobrem de tamanho.

  • 7.Enquanto isso, preaqueça o forno a 180ºC.

  • 8.Pincele a superfície dos pães com ovo batido com leite ou água e leve ao forno por 50-60 minutos, até que estejam bem dourados em cima e dos lados. Na dúvida, tire-os da forma e bata os nós dos dedos na parte debaixo. Se o som for oco, estão prontos, senão, volte-os para o forno.

  • 9.Deixe que esfriem completamente antes de comê-los. Mantenha-os em sacos bem fechados, para que conservem a maciez por até 1 semana.

Dicas

Crédito da receita: http://www.lacucinetta.com.br/2010/08/padaria-de-domingo-nem-sei-mais-que.html

Avalie esta receita

Recomendamos pra você

COMENTÁRIOS