CyberCook
Mercado online
Minhas Recompensas Carrefour

Início

Receitas

Pães

Pão de Semolina Integral de Grão Duro

Pão de Semolina Integral de Grão Duro

vegana
vegetariana
sem lactose
(0) Avaliar receita

Preparo

10h0

Calorias*

110,62kcal

Porções

30

Por porção

R$0,64

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como Pão de semolina integral de grão duro, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Pão de semolina integral de grão duro que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!

Ingredientes

icone panela

Como Fazer

  • 1. Se usar o fermento biológico fresco: Numa bacia dissolva-o inicialmente no açúcar. Junte a água, e um 1/3 da semolina. Misture com a mão ou com uma colher. Junte mais 1/3 da semolina mexendo e faça um pré fermento e deixe-o descansar por 15 minutos para dar o start da fermentação.

  • 2. Se usar o fermento biológico seco: Numa bacia dissolva-o na água a temperatura ambiente ou a temperatura de mamadeira de neném se estiver frio. Dessa vez usei a água a temperatura de 32 graus usando um termômetro digital de cozinha.

  • 3. Dissolva com a mão ou com uma colher e adicione 1/3 da semolina. Junte mais um 1/3 da semolina e deixe descansar por 15 minutos para dar início ao start da fermentação.

  • 4. Daqui a diante o preparo é igual para os dois fermentos.

  • 5. Junte o último 1/3 da semolina, o azeite e o sal e misture bem. Neste instante ponha a mão na massa para começar a criar uma massa homogênea e lisa. passe a massa para a bancada e sove por 20 minutos. Deixe descansar por 20 minutos. Em todas as etapas de descanso a massa deve estar coberta por um pano úmido.

  • 6. Sove novamente por 20 minutos. Após o descanso de 20 minutos, sove novamente por 20 minutos e deixe descansar por 7 a 9 horas.

  • 7. Meia hora antes de tirar a massa do descanso final passe a massa para uma forma untada com azeite e farinha de trigo e passe azeite em pequena quantidade sobre a massa dando-lhe a forma desejada. Faça corte para ocorrer a saída de gases durante o cozimento. Neste instante coloque uma forma com água no fundo do forno com água para aquecer com o forno a 200 graus. Você deverá deixar esta forma até o preparo final do pão para dar umidade necessária.

  • 8. Após 30 minutos leve o pão que já estará em outra forma e coloque numa prateleira mais alta que a forma com água. Deixe-o cozer por aproximadamente 40 minutos observando o seu ponto de cocção, pois há variação na temperatura de cada forno.

  • 9. Retire o pão imediatamente após a saída do forno da foma deitando sobre uma toalha ou sobre uma tela de pizza. Bom apetite.

CLIQUE AQUI

Aproveite o que sobrou da receita

marco antonio severo de castro

por marco antonio severo de castro

Avalie esta receita

Recomendamos pra você

COMENTÁRIOS