CyberCook
Comer em CasaMercado online

Início

Receitas

Pães

Pão de natal

Pão de natal

vegetariana
(0)
Pão de natal

Por CyberCook

Preparo

4h18

Ver informações nutricionais

Já experimentou essa deliciosa receita de Pão de natal? No CyberCook você encontra essa e outras receitas. Saiba mais!

porções:4

Ingredientes

Compre os ingredientes no

Logo Carrefour
icone panela

Como Fazer

  • 1.Ferver o leite e esperar que fique morno. Adicionar o açúcar, o sal, a gordura, a manteiga ou margarina derretida, as raspas de limão e a noz moscada. Esmagar o fermento e juntá-lo à mistura. Mexer até dissolver bem. Acrescentar os ovos batidos, as passas e as amêndoas descascadas e picadas. Juntar a metade da farinha peneirada, misturando primeiro com uma colher e depois amassando com a mão. Adicionar aos poucos o restante da farinha até que a massa possa ser manipulada com facilidade. Colocar sobre mármore ou em uma tabula, polvilhada com farinha e deixar descansar, coberta com um pano, durante 10 minutos. Amassar e sovar até ficar bem lisa e elástica. Enrolar a massa e colocar numa tigela untada, coberta com um pano.

  • 2.Deixar em local bem abrigado, por duas horas, até que dobre de volume. Amassar mais um pouco e colocar novamente para crescer, por 45 minutos. Amassar mais um pouco e deixar descansar por mais 15 minutos. Dividir a massa em 4 partes iguais. Separar uma das partes e reservar, cobrindo com um pano. Com as outras 3 partes fazer uma trança, juntando bem as pontas. Colocar numa assadeira untada.

  • 3.Dividir a porção da massa reservada em 3 pedaços e fazer 3 rolos. Formar uma trança menor e colocar sobre a trança maior já feita. Apertar as pontas das duas tranças para que fiquem bem ligadas, prendendo-as com dois palitos de cada lado. Cobrir o pão com um pano e deixar crescer por 1 hora, em lugar abrigado, até que dobre o volume. Assar em forno regular durante 40 ou 50 minutos. Retirar do forno, enfeitar com glacê, cerejas cristalizadas e nozes cortadas em metades.

  • 4.Glacê

  • 5.Colocar numa vasilha o açúcar socado e peneirado. Adicionar água morna até obter um creme mole. Perfumar com licor ou essência. Passar sobre o pão de Natal, alisando com uma faca. Levar rapidamente ao forno, só para dar brilho. Todos os glacês são feitos assim.

  • 6.* Pode-se dividir a massa e fazer 2 ou 3 pães menores.

  • 7.Fonte: Terra Culinária

por Ricardo José Krupinsk

Avalie esta receita

Recomendamos pra você

COMENTÁRIOS