Início

Receitas

Pães

Pão de natal

Pão de natal

vegetariana

0

Tempo de preparo

4h18

Porção

4 porções

Cifrão

Valor por porção

R$3,69

Informação nutricional

Valor nutricional

1,232,65 kcal

Ricardo José Krupinsk

Receita enviada por Ricardo José Krupinsk

Em 22/04/2022

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Ferver o leite e esperar que fique morno. Adicionar o açúcar, o sal, a gordura, a manteiga ou margarina derretida, as raspas de limão e a noz moscada. Esmagar o fermento e juntá-lo à mistura. Mexer até dissolver bem. Acrescentar os ovos batidos, as passas e as amêndoas descascadas e picadas. Juntar a metade da farinha peneirada, misturando primeiro com uma colher e depois amassando com a mão. Adicionar aos poucos o restante da farinha até que a massa possa ser manipulada com facilidade. Colocar sobre mármore ou em uma tabula, polvilhada com farinha e deixar descansar, coberta com um pano, durante 10 minutos. Amassar e sovar até ficar bem lisa e elástica. Enrolar a massa e colocar numa tigela untada, coberta com um pano.

  • 2. Deixar em local bem abrigado, por duas horas, até que dobre de volume. Amassar mais um pouco e colocar novamente para crescer, por 45 minutos. Amassar mais um pouco e deixar descansar por mais 15 minutos. Dividir a massa em 4 partes iguais. Separar uma das partes e reservar, cobrindo com um pano. Com as outras 3 partes fazer uma trança, juntando bem as pontas. Colocar numa assadeira untada.

  • 3. Dividir a porção da massa reservada em 3 pedaços e fazer 3 rolos. Formar uma trança menor e colocar sobre a trança maior já feita. Apertar as pontas das duas tranças para que fiquem bem ligadas, prendendo-as com dois palitos de cada lado. Cobrir o pão com um pano e deixar crescer por 1 hora, em lugar abrigado, até que dobre o volume. Assar em forno regular durante 40 ou 50 minutos. Retirar do forno, enfeitar com glacê, cerejas cristalizadas e nozes cortadas em metades.

  • 4. Glacê

  • 5. Colocar numa vasilha o açúcar socado e peneirado. Adicionar água morna até obter um creme mole. Perfumar com licor ou essência. Passar sobre o pão de Natal, alisando com uma faca. Levar rapidamente ao forno, só para dar brilho. Todos os glacês são feitos assim.

  • 6. * Pode-se dividir a massa e fazer 2 ou 3 pães menores.

  • 7. Fonte: Terra Culinária

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Categorias Relacionadas
Recomendamos pra você
Comentários