Pão de Cristo
0
13h48
60 porções
Valor nutricional
129,70 kcal
Ingredientes
Como Fazer
1. Pegar 1/3 do fermento (ver abaixo como fazer) e colocar o litro de água, as 4 colheres de açúcar, 4 colheres de farinha de trigo e o sal numa bacia. Sem mexer nos ingredientes, cubra-os com um pano branco. Reserve.
2. No dia seguinte, pela manhã, mexer a mistura reservada no dia anterior com uma colher de pau e voltar a cobri-la .
3. A tarde dividir o liquido em tres partes iguais. Passar duas partes para duas amigas e na parte restante acrescentar os ovos batidos rapidamente, 1 xícara de óleo, as 7 colheres de açúcar e a farinha de trigo. Amasse e, enquanto amassa, faça um pedido a Cristo Depois de Amassado cubra novamente com o pano branco e reserve
4. No dia seguinte, pela manhã, faça os pãezinhos (se forem pequenos rendem 20 unidades) Coloque-os na assadeira levemente untada, cubra com pano branco e deixe-os crescer Se a manhã estiver quente, ás 13 horas os pães estarão crescidos. A tarde verifique se os pães já estão bem fofinhos e leve-os ao forno para assar.
Sobraram ingredientes?
Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:
Selecione os ingredientes que sobraram:
Dicas
Fermento
1400 ml de água
8 colheres (sopa) de açúcar
8 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de sal
Esta é a preparação do fermento inicial:
1o. Dia:
Misturar 1 litro de água, 4 colheres de açucar, 4 de farinha de trigo e uma colher de sal em uma vasilha de plastico ou vidro cobrir com pano e deixar por 3 dias sem mexer em um lugar seco (observar fermentação, vão aparecer bolhas)
3o dia acrescentar 400 ml de agua, 4 colheres de açucar, 4 farinha de trigo e uma colher de sal, cubra de novo deixe por mais dois dias.
A fermentação depende do dia, se estiver quente fermenta mais rapido, não ultilize nada de metal para mexer a massa.
No quinto dia pela manha mexa o fermento divida em 3 partes iguais com uma parte faça o pão, a segunda de para alguem e a terceira use para fazer outro pão.
Não utilizar nada de metal para fazer a massa, pode colocar frutas cristalizadas para fazer o pão. Nota do CyberCook: Esta receita, além de ter um componente de fé, traz para a sua cozinha o sentido da amizade e do companheirismo através da arte de fazer pães, pois o princípio do fermento é exatamente este. Usamos normalmente fermentos comprados prontos mas a fermentação foi descoberta assim, com um pedaço de massa de farinha com água deixada por alguns dias sem assar, percebeu-se que, ao "azedar" ela crescia fazendo o pão ficar bem mais macio. Para armazenar este fermento é necessário alimenta-lo diariamente com 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 4 colheres (sopa) de água e 1 colher (sopa) de açúcar. Misture bem e após 1 hora está pronto para uso. Este fermento pode durar anos, desde que seja seja alimentado todos os dias.