Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

PANETONE(madalena saifi)

sem lactose·sem glúten·
Peso: 230,13 g *
Preparo: 2h5

Quer preço e análise nutricional nessa receita?

Receitas com informação nutricional e preço

Panetone Trufado

Panetone Trufado

Tatiana Monteiro Ré

Rosca Natalina

Rosca Natalina

silvana silveira

Panetone caseiro

Panetone caseiro

Marisangela Fernandes

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Dissolva: 3 tabletes de fermento biológico, ou 50 grs,em 1 xic de leite morno,1 colher de (sopa) de açucar,e 1 1/2xic de farinha de trigo.
  2. 2.
    Fica uma massa bem mole. Cubra e deixe crescer.Faça já na bacia que vai fazer os panetones.
  3. 3.
    Depois de crescido o fermento( isto é bem espumoso)coloque nele:
  4. 4.
    4 ovos inteiros batidos levemente
  5. 5.
    100grs de banha(calorico né)ou 3 colh/de sopa.A banha dá uma textura especial.Uma vez por ano vale.Pode ser banha de pacote.
  6. 6.
    100grs de manteiga ou margarina(1 tablete)
  7. 7.
    1 colherinha de sal(cha)
  8. 8.
    200grs de açucar
  9. 9.
    mais1 xic. de leite morno
  10. 10.
    1 cálice de bebida(opcional)
  11. 11.
    essencia de panetone a gosto
  12. 12.
    vai amassando tudo,e colocando farinha até ficar uma massa mole ,mas que desgrude das màos.Junte todas as frutas(eu coloco á vontade)e deixe crescer.Para colocar as frutas costumo abrir bem a massa , jogar as frutas por cima e ir enrolando e ao mesmo tempo apertando para nào ficar como rocambole.Como as frutas estão umidas vai ficar um pouco grudenta, mas é assim mesmo.
  13. 13.
    Deixe crescer bem. Vai dobrar de tamanho
  14. 14.
    Eu divido em 4.Cada receita faço 4 panetones.Coloco nas formas de papel untadas com margarina,e ponho em uma assadeira, cubro com um pano e deixo crescer novamente, até encher as formas.(de 1/2 quilo).
  15. 15.
    Quando estiver bem crescido, levo ao forno quente(200graus)e abaixo para 170graus,alto em baixo e médio em cima(meu forno é eletrico). No forno a gas, temperatura alta para esquentar o forno e depois põe no medio.Se estiver corando muito rápido em cima, cubra com papel laminado.Deixe ir assando devagar,(sem pressa) senão fica cru por dentro e torrado por fora.
  16. 16.
    Quando voce perceber que já está assado passe uma calda rala de açucar com agua por cima e volte ao forno para secar.Pode passar gemas antes de assar, e depois de assado só uma calda rala para dar brilho. Isso vai ficar a gosto.
  17. 17.
    Eu conheço que está assado só pela leveza da assadeira.Voce vai notar que na retirada ela vai estar mais leve do que quando foi para o forno.
  18. 18.
    Assim que retirá-los, coloque-os sobre um descanso ou grade,pra ventilar por baixo e cubra para abafar, e ficar mais macio.Assim que esfriar completamente, pode embalar
Sil Lcr
por   Sil Lcr

PANETONE(madalena saifi)