Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Croissant Simples

por MARIA TERESA M.BORGES
porções: 32
Peso: 61,88 g *
Preparo: 2h26

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Numa tigela grande (7 ou 8 litros), coloque o açúcar em seguida quebre o fermento em pedaços e jogue sobre o açúcar, com uma colher (tipo pão duro), misture o açúcar e o fermento ate dissolver e virar um papa uniforme.
  2. 2.
    Coloque o leite morno e misture.
  3. 3.
    Coloque a manteiga as gemas sempre mexendo com uma colher.
  4. 4.
    Em ½ kg de farinha, misture o sal e adicione aos poucos, coloque o resto da farinha. Agora é hora de botar a mão na massa, amasse bem, até se desgrudar dos dedos.
  5. 5.
    Coloque esta massa sobre a mesa e sove bastante, salpicando farinha, até ficar solta das mãos e apresentar a textura do bumbum de um bebê (ponto de massa de pão).
  6. 6.
    Deixe esta massa descansar por cerca de 30 minutos ou até perceber que a massa cresceu.
  7. 7.
    Divida esta massa em quatro bolas e abra um das bolas em formato circular (pizza), corte a massa aberta em oito fatias, na borda da fatia, faça um pique e enrole os pãezinhos a partir deste pique forçando o formato de croissant, termine com a ponta para baixo, reserve-os. Repita este procedimento com as outras três bolas.
  8. 8.
    Unte uma forma com manteiga e farinha e coloque os pãezinhos com espaço para dobrarem de tamanho, pincele com ovo batido para dar cor, cubra-os com um pano e deixe-os descansar, até dobrarem de tamanho (aproximadamente 1 h30min).
  9. 9.
    Pré aqueça o forno e asse-os em forno médio (220 a 230 graus célsius), por 30 minutos.
  10. 10.
    Rendimento 32 pãezinhos.
Joao Barbosa Jr
por   Joao Barbosa Jr

Croissant Simples