Seitan ao Molho Madeira
0
1h0
6 porções
Valor nutricional
372,29 kcal
Molho
Massa
Caldo
Molho
1. Molho Madeira
2. Coe o molho do cozimento e coloque-o em uma panela.
3. Adicione o vinho, o champignon e o amido de milho com a água.
4. Misture e deixe ferver.
5. Jogue este molho sobre os pedaços de seitan da travessa e leve para assar a 240ºC por 30 minutos, e na metade do tempo, regue o seitan com o molho.
6. Coloque o seitan no prato em que será servido e está pronto!
Massa
1. Coloque a farinha de trigo e a água em uma vasilha e sove por 10 minutos, até obter uma mistura homogênea.
2. Faça uma bolinha com a massa, cubra com água e deixe de molho por 8 horas.
3. Passado este tempo, coloque esta massa em um escorredor (sobre uma bacia também), e lave até a água sair transparente.
4. Deixe o seitan no escorredor.
5. Em uma frigideira com cerca de 2 colheres de sopa de óleo, frite estes pedaços de seitan até ficarem douradinhos. Organize em uma travessa que possa ir ao forno e reserve.
Caldo
1. Caldo para o Cozimento:.
2. Em uma panela de pressão, coloque o óleo e refogue o alho e a cebola até ficarem dourados. Adicione o gengibre picado, o molho de tomate, o shoyu, a água e a folha de louro e deixe ferver. Quando estiver fervendo, coloque o seitan, jogue um pouco do caldo sobre ele e tampe.
3. Deixe cozinhar por 20 minutos depois que pegar pressão e desligue.
4. Coloque o seitan com o caldo em uma vasilha, tampe e deixe marinando na geladeira por 8 horas. Para absorver melhor o molho, faça alguns furinhos nele.
5. Retire o seitan do molho e corte-o em pedaços.
Sobraram ingredientes?
Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:
Selecione os ingredientes que sobraram:
Dicas
Este prato não rende muito, mas o seitan sustenta bastante. Ele serve até umas 3 pessoas, se tiver acompanhamentos junto. Aí se você for servir para mais gente, dobre ou triplique a receita. Não se assuste, vai bastante água para lavar o seitan. Uma dica é deixar uma bacia embaixo e ir lavando aos poucos. A bacia e o escorredor também ajudam a não se perder pedaços de seitan durante a lavagem. Você pode fazer um outro molho se preferir, mas procure fazê-lo bem saboroso para o seitan ficar bem temperado. Você pode assar o seitan inteiro, com o molho madeira, porém eu achei que ele frito e fatiado ficou com uma textura melhor e mais saboroso ainda. Na receita de molho madeira é usado o caldo de carne, com vinho, champignons, aí substitui este caldo pelo molho do seitan. Crédito da receita: Presunto Vegetariano