Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Fusilli de oito grãos

Porções

8

Peso

263,70 g*

Preparo

1h0

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Retire a pele do tomate e separe a polpa das sementes (compre tomates bem maduros para dar mais sabor). Uma dica super bacana para retirar a pele do tomate é cortar em cruz o fundo antes de cozinhar. Coloque em água fervente por 3 minutos. A pele do tomate está solta e fácil de ser retirada.
  2. 2.
    O ideal é preparar dois molhos diferentes ao mesmo tempo para economizar tempo:
  3. 3.
    Primeiro molho: Frite a cebola no óleo de girassol ou canola. Adicione o alho e o manjericão (reserve um pouco de manjericão para a finalização do prato).
  4. 4.
    Cozinhe a polpa do tomate cortada em pedaços grandes em fogo médio e coloque pimenta do reino branca moída na hora, louro e sal grosso a gosto. Muito cuidado com as quantidades, pois ele é mais forte que o sal refinado.
  5. 5.
    Segundo molho: Frite a cebola e, logo após, o alho no óleo de girassol ou canola. Adicione as sementes do tomate, orégano, sal grosso a gosto e pimenta moída na hora em fogo médio. Depois de cozinho, bata no liquidificador até se tornar uma mistura homogênea e peneire.
  6. 6.
    Misture o primeiro molho ao segundo molho. Adicione azeite e verifique se há necessidade de colocar mais sal. Coloque uma pitada de açúcar para quebrar a acidez do molho.
  7. 7.
    Coloque a água da massa para ferver e adicione uma pitada de sal grosso e um galho de manjericão para um toque especial. Cozinhe a massa por aproximadamente 10 minutos e comece verificar o ponto de cozimento de sua preferência. Escorra a massa e prepare-a no prato para receber o molho e os itens de finalização.
  8. 8.
    Finalização:
  9. 9.
    Enquanto a massa cozinha em água fervente, “asse” os tomates cereja rapidamente no fogo do fogão. Utilize um garfo com cabo de madeira, para evitar possíveis queimaduras. Segure-o com um guardanapo ou luva térmica e retire-os do fogo quando a pele do tomate começar estourar e quando ele estiver com aparência de churrasco. Estes tomates serão utilizados para deixar seu prato mais bonito e convidativo.
  10. 10.
    Corte as bolinhas de mussarela de búfala em duas e corte as azeitonas sem caroço em quatro partes. Fatie as amêndoas e coloque-as para assar em fogo alto durante 05 minutos. Elas serão utilizadas na decoração/finalização do prato.
  11. 11.
    Agora é o momento de colocar sua criatividade em ação! Decore com a mussarela de búfala e as azeitonas. Caso prefira, utilize pimentas brancas moídas na hora para deixar o prato mais cheiroso e bonito. Chame seus convidados para apreciar sua obra de arte!
Propercio Cavichioli Jr.
por   Propercio Cavichioli Jr.

Fusilli de oito grãos