Festival da abóbora madura
Massa
Sopa
Pão de abóbora
Curau de abóbora
Abóbora com Linguiça
Abóbora refogada
Doce de abóbora
Bolo de abóbora com coco
Fritada de abóbora
Quiche de abóbora
Recheio
Massa
1. Bater os 4 primeiros ingredientes no liquidificador e despejar numa bacia.
2. Acrescente o restante dos ingredientes e misture com uma colher.
3. Leve para assar em forno pré aquecido e forma untade e enfarinhada por aproximadamente 40 min.
Sopa
1. Em uma panela grande ferva a água e coloque os temperos, junte a abóbora e cozinhe por 15 min. Deixe esfriar e bata no liquidificador até ficar cremoso.
2. Volte para a panela e coloque o leite e cozinhe por mais 15 min. Acrescente o queijo e siva.
Pão de abóbora
1. Misture o fermento com a água, mexendo para dissolver, e deixe por alguns minutos descansando. Depois disso, junte uma colher de chá de açúcar e deixe descansar por 10 minutos. Misture numa vasilha o leite, o sal e o açúcar restante e deixe amornar.
2. Acrescente o fermento dissolvido em água e mexa bem. Acres-cente 2 xícaras e meia (chá) de farinha e bata bem até ficar uma massa lisa. Junte a abóbora e o óleo (ou margarina) e misture bem.
3. Acrescente então a farinha restante e trabalhe com as mãos até obter uma massa firme. Coloque-a sobre uma superfície ligei-ramente polvilhada com farinha, cubra com uma vasilha e deixe descansar por 10 minutos.
4. Coloque a massa em uma vasilha untada, vire de modo que o lado untado fique para cima e deixe crescer por uma hora, em lugar protegido. Abaixe a massa com as mãos, vire e deixe des-cansar por 45 minutos. Divida então a massa em duas partes. Cubra e deixe descansar por 10 minutos. Abra a massa e enrole como rocambole. Feche bem as pontas e coloque em forma untada grande. Cubra e deixe crescer por uma hora. Leve ao forno quente por 20 minutos.
5. Abaixe a temperatura e deixe assar por aproximadamente 25minutos (até ficar dourado).
Curau de abóbora
1. Cozinhe a abóbora com pouca água. Escorra e deixe esfriar.
2. Bata no liquidificador a abóbora, o leite condensado, um pouco do leite e as 3 colheres de amido de milho.
3. Acrescente o restante do leite e o açúcar. Mexa e leva ao fogo até apurar (quando começar a desprender do fundo da panela).
4. Retire do fogo, despeje o creme num pirex e leve à geladeira.
5. Polvilhar canela em pó na hora de servir.
6. Bom apetite!
Abóbora com Linguiça
1. Corte a abóbora em cubos e cozinhe, coloque o sal. Não deixe amolecer, reserve.
2. Refogue a cebola até ficar transparente, adicione a lingüiça. Reserve.
3. Em um refratário coloque a abóbora, a lingüiça, o molho de tomate, a maionese e o queijo ralado. Leve ao forno por 15 minutos. Sirva quente.
Abóbora refogada
1. Aqueça a margarina em uma panela, junte a cebola e o alho e frite até dourarem. Adicione o tomate e a abóbora; misture bem e tempere com sal e pimenta. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo. Quando a abóbora estiver macia, retire do fogo e salpique com a salsinha.
Doce de abóbora
1. Corte a abóbora em cubos de 3 cm. Desmanche a cal em 2 litros de água fria e despeje sobre as abóboras. Deixe descansar por 2 horas. Escorra e elimine a água. Lave os pedaços de abóbora em água corrente por 2 ou três vezes. Coloque o açúcar e a água em uma panela e leve à fervura, adicione os cravos e a canela. Fure de leve os pedaços de abóbora para que absorvam a calda e coloque-os na panela. Ferva em fogo baixo para que os pedaços de abóbora fiquem firmes porém macios. Retire-os com uma escumadeira e coloque em uma compoteira. Reduza a calda até o ponto de fio e despeje sobre as abóboras. Deixe esfriar antes de servir.
Bolo de abóbora com coco
1. Coloque em uma panela, a abóbora, o leite de coco e o açúcar. Deixe cozinhar, em fogo baixo, por 40 minutos, ou até a abóbora estar bem macia. Mexa bem para ficar cremosa. Retire e, assim que esfriar, misture a margarina. Peneire em uma tigela a farinha de trigo, a maisena e o fermento. Despeje o creme de abóbora e misture bem, mas sem bater. Unte uma fôrma para pudim, com capacidade para 1,5 litro, com o óleo e polvilhe com o açúcar cristal. Despeje a massa e coloque para assar em forno médio, preaquecido, por 45 minutos, ou até que enfiando um palito ele saia limpo.
Fritada de abóbora
1. Coloque 1kg de abóbora cortada em cubos médios em uma panela grande, junte 1/2 xícara (chá) de água e sal. Tampe a panelae leve ao fogo por 20 minutos, ou até a abóbora ficar macia. Retire do fogo, escorra e reserve. Em uma tigela, coloque 2 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada, 2 ovos levemente batidos, 1 xícara (chá) de leite desnatado, 4 colheres (sopa) de azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino a gosto. Bata com um batedor manual por 2 minutos, ou até obter um creme homogêneo. Reserve. Ligue o forno à temperatura média. Unte um refratário de 20 X 28cm com 1 colher (sopa) de azeite. Corte em rodelas 1 cebola média e 2 tomates médios. Monte a fritada em camadas alternadas de abóbora, cebola e tomate. Cubra com o creme reservado e leve ao forno por 40 minutos, ou até dourar a superfície. Retire do forno e salpique 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada. Sirva bem quente.
Quiche de abóbora
1. Ligue o forno à temperatura média. Coloque a massa bem gelada numa superfície enfarinhada e abra-a com um cilindro até ficar com 5 mm de espessura. Com a manteiga, unte 8 fôrmas de aro removível de 8 cm de diâmetro cada uma e forre o fundo e as laterais com a massa. Com um garfo, fure a massa e leve ao forno por 5 minutos, ou até ficar ligeiramente dourada. Retire do forno. Recheio: leve ao fogo uma panela com o azeite, a abóbora e 4 colheres (sopa) de água. Refogue, mexendo de vez em quando, até a abóbora ficar al dente. Junte a salsinha, o sal e retire do fogo. Bata no processador a ricota, os ovos, o leite e o sal. Distribua a abóbora sobre as massas e espalhe o creme. Volte ao forno por mais 25 minutos, ou até o recheio ficar firme. Retire do forno. Sirva quente ou fria.
Sobraram ingredientes?
Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:
Selecione os ingredientes que sobraram:
Dicas
Cultivadas em todo o mundo, elas fornecem polpa e sementes comestíveis. A fruta verde pode ser cozida e consumida inteira. A polpa pode ser assada ou cozida, usada em sopas ou ensopados, ou se tornar recheio de ravióli. As abóboras como todos os vegetais de pigmentação alaranjada, são ricas em beta-caroteno e vitamina C. Elas apresentam muito pouco gorduras e muitas fibras. A abóbora tem também alto teor de óleo vegetal insaturado, uma fonte de vitamina E, e é rica em vitaminas do complexo B. Como as abóboras absorvem água, perdem alguns nutrientes e calorias por peso quando fervidas. A abóbora-moranga, que é a menor e mais doce, é a melhor para ser cozida e assada. A fruta tem casca dura e é ideal para o armazenamento. Ela dura cerca de um mês em local fresco e seco.