Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Empanadas de Peixe e Camarão

Ingredientes

Recheio

Montagem

Como Fazer

  1. Peneire em uma tigela o fubá, a farinha, o fermento e o sal. Junte a manteiga e misture com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Misture a gema e 4 colheres (sopa) de água gelada e transfira a massa para uma superfície enfarinhada. Sove até ficar macia e lisa. Divida-a em 6 porções.

Recheio

  1. 1.
    Aqueça o óleo em uma panela e refogue a cebola e o alho, sem parar de mexer. Junte o camarão e o peixe e cozinhe, mexendo de vez em quando, até o peixe ficar macio.
  2. 2.
    Retire o camarão e o peixe da panela e reserve. Na mesma panela coloque as pimentas, o orégano, o tomate e as alcaparras. Cozinhe em fogo baixo e com a panela destampada até o molho reduzir a aproximadamente 1 xícara (chá).
  3. 3.
    Retire do fogo e misture o peixe e o camarão. Acerte o sal e reserve.

Montagem

  1. 1.
    Preaqueça o forno a 180 ºC, temperatura média.
  2. 2.
    Abra a massa em uma superfície enfarinhada em 6 círculos de 16 cm de diâmetro e pincele as bordas com um pouco do ovo batido. Distribua o recheio e feche a massa, na forma de meia-lua, apertando as bordas com as pontas de um garfo. Disponha as empanadas em uma assadeira untada e enfarinhada e pincele com o ovo batido restante. Com uma faca, faça dois cortes na parte central das empanadas para sair o ar. Asse por cerca de 30 minutos ou até dourar.
Ricardo José Krupinsk
por   Ricardo José Krupinsk

Empanadas de Peixe e Camarão