Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Empadão Goiano

porções: 32
Peso: 164,06 g *
Preparo: 0h45

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Massa: peneire a farinha de trigo em uma superfície lisa. Faça uma cavidade e adicione a manteiga derretida, 3 colheres (chá) de sal, os ovos e 11/2 xícara (chá) de água. Misture e sove até a massa ficar lisa e elástica. Reserve.
  2. 2.
    Em uma panela, frite aos poucos os pedaços de frango em 5 colheres (sopa) de óleo. Junte o molho de tomate e cozinhe até o frango ficar macio. Durante o cozimento, adicione 250 ml de água. Retire do fogo, desfie o frango e reserve.
  3. 3.
    Em outra panela, frite a lingüiça em 3 colheres (sopa) de óleo. Acrescente as cebolas e o alho e refogue. Misture o molho em que o frango foi cozido, o frango desfiado, o cheiro-verde, as fatias de pão francês, o sal e a pimenta. Ao encorpar, retire do fogo e misture a guariroba, o queijo e os ovos cozidos.
  4. 4.
    Abra a massa e, com parte dela, forre o fundo e as laterais de 18 assadeiras (capacidade para 350 ml), untadas com o óleo restante. Distribua o recheio e cubra com a massa restante. Pincele a massa com as gemas batidas e asse no forno preaquecido em temperatura média (200ºC) por 30 minutos ou até dourar. Retire do forno e, ao servir, desenforme e decore com tomate-cereja e pimenta-de-bode.
Maria Aparecida de sousa
por   Maria Aparecida de sousa

Empadão Goiano