Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Receita básica de pâte à choux

Porções

5

Peso

283,60 g*

Preparo

0h47

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Ferva a água com a manteiga e o sal. Tão logo levante fervura, acrescente a farinha de uma só vez e continue mexendo até que se forme uma bola de massa que desgrude das paredes da panela. Fora do fogo, com uma espátula ou na batedeira, com o leque, bata a massa para esfriar um pouco. Incorpore os ovos, aos poucos, misturando bem a cada adição, até conseguir o ponto certo - ponto de gancho -, conforme foto acima. Em seguida, coloque a massa no saco de confeitar e faça o formato desejado numa assadeira coberta com papel-manteiga ou sobre um silpat. Pincele com leite morno e leve ao forno a 180ºC até que cresça. Reduza a temperatura para 150ºC, abra a porta por alguns instantes para eliminar o vapor e deixe a massa secar.
  2. 2.
    Dica:
  3. 3.
    Para testar o ponto, pegue um pouco da massa e aperte com os dedos indicador e o polegar, soltando em seguida. O ponto certo é quando se forma um gancho na massa que está sobre o polegar.
Ricardo José Krupinsk
por   Ricardo José Krupinsk

Receita básica de pâte à choux