Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Receita básica de pâte à choux

sem lactose·sem glúten·

Quer preço e análise nutricional nessa receita?

Receitas com informação nutricional e preço

Farofa de Ovo

Farofa de Ovo

Cecília Valério Rocha

Bolo de Chocolate Simples

Bolo de Chocolate Simples

Cristina Souza Pizarro

Patê de Ricota Básico

Patê de Ricota Básico

Shelly Rodrigues Da Silva

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Ferva a água com a manteiga e o sal. Tão logo levante fervura, acrescente a farinha de uma só vez e continue mexendo até que se forme uma bola de massa que desgrude das paredes da panela. Fora do fogo, com uma espátula ou na batedeira, com o leque, bata a massa para esfriar um pouco. Incorpore os ovos, aos poucos, misturando bem a cada adição, até conseguir o ponto certo - ponto de gancho -, conforme foto acima. Em seguida, coloque a massa no saco de confeitar e faça o formato desejado numa assadeira coberta com papel-manteiga ou sobre um silpat. Pincele com leite morno e leve ao forno a 180ºC até que cresça. Reduza a temperatura para 150ºC, abra a porta por alguns instantes para eliminar o vapor e deixe a massa secar.
  2. 2.
    Dica:
  3. 3.
    Para testar o ponto, pegue um pouco da massa e aperte com os dedos indicador e o polegar, soltando em seguida. O ponto certo é quando se forma um gancho na massa que está sobre o polegar.
  4. 4.
    Coberturas e recheios
  5. 5.
    Na maioria dos casos, o acabamento é feito com fondant. Para derreter o fondant, coloque-o em fogo bem baixo e mexa até dissolver. Acrescente o sabor desejado (café forte ou chocolate derretido, doce de leite etc). Se for utilizar chocolate, o melhor é que seja em barra e já derretido. Para chegar ao ponto certo, dilua o fondant já quente com uma calda básica de açúcar (calda para bolo). Jamais deixe a temperatura do fondant ultrapassar 40°C, o que fará com que perca o brilho. Para os recheios, utilize creme de confeiteiro puro, ou meio a meio, com doce de leite em pasta. Pode-se rechear, também, com ganache de chocolate, preparado com 250 g de chocolate meio amargo e 200 g de creme de leite fresco.
  6. 6.
    Fonte: Revista Menu
Ricardo José Krupinsk
por   Ricardo José Krupinsk

Receita básica de pâte à choux