Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Leitão à Pururuca

sem lactose·sem glúten·
Preparo: 9h9

Quer preço e análise nutricional nessa receita?

Receitas com informação nutricional e preço

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Preparo do tempero
  2. 2.
    Numa tigela misture sal, alho amassado, orégano desidratado, pimenta calabresa, pimenta malagueta curtida na cachaça, pimenta síria, pimenta-do-reino moída, açafrão, louro, cominho em pó, hortelã seca e noz-moscada moída. Reserve.
  3. 3.
    Preparo do leitão
  4. 4.
    Com o auxílio de uma faca afiada, fure a carne de 1 leitão limpo (com +/- 12 kg) dividido em 2 bandas. OBS: Não fure a pele do leitão, somente fure a carne. Reserve.
  5. 5.
    Num saco de plástico grande (ou recipiente grande) coloque o leitão e tempere com 12 colheres (sopa) de tempero pronto (OBS: para cada kg de leitão coloque 1 colher de sopa), 1 copo (tipo americano) de suco de limão, 1 copo (tipo americano) de cachaça com manjericão (batida no liquidificador), 1 copo (tipo americano) de vinho branco seco (de boa qualidade), 2 colheres (sopa) de ervas de provance (ou ervas picadas de sua preferência) e 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo. Misture tudo muito bem e guarde na geladeira por 7 dias.
  6. 6.
    Retire o leitão da geladeira e despreze a marinada. Lave o leitão para retirar o excesso dos temperos. Coloque o leitão com a parte da costela virada direto na grelha da churrasqueira (com abafador) ou em forno a gás (sobre uma grelha dentro de uma assadeira) e asse a 150º C por 6 a 7 horas. OBS: Não coloque o leitão direto na assadeira, pois a pele queima.
  7. 7.
    Depois de assado, pururuque o leitão que pode ser feito de 3 maneiras:
  8. 8.
    1 - Jogar óleo ou azeite fervente (+/-220ºC) sobre a pele do leitão (ainda quente) depois de bem assado.
  9. 9.
    2 - Outra maneira é assar o leitão na brasa sobre uma grelha, em fogo lento e depois de pronto e ainda quente tostar o couro bem próximo das brasas, com cuidado para não queimar.
  10. 10.
    3 - Depois de assado e ainda quente utilizar um "pururucador" e pururuca o couro do leitão.
  11. 11.
    OBS: "Pururucador": queimador de infravermelho a gás, que imita o calor de um braseiro com alta temperatura (800ºC). Foi inventado pelo Dr. Luiz Ney em 2001. (R$ 220,00 reais)
Marcelo Hasegawa
por   Marcelo Hasegawa

Leitão à Pururuca