Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Cuscuz de Frutos do Mar

sem glúten·
porções: 60
Peso: 104,88 g *
Preparo: 1h0

Esse cuscuz é uma das receitas classificadas no Festival Sabor de São Paulo 2013, e foi indicado pela Chef Jéssica Moura da Silva, da cidade de Ubatuba.

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Limpe muito bem a cabeça e os filés de garoupa.
  2. 2.
    Doure levemente o alho a cebola no azeite de oliva, em seguida acrescente o tomate, o cheiro verde, o coentro picado, a pimenta, o sal, o glutamato monossódico e deixe refogar por cerca de 5 minutos mexendo sempre.
  3. 3.
    Adicione o suco de limão e refogue por mais 3 minutos, coloque a água e espere ferver, acrescente a garoupa com a cabeça e deixe cozinhar por mais 7 minutos. Acrescente o polvo, a lula, o camarão sete barbas e o marisco e deixe cozinhar por mais 7 minutos.
  4. 4.
    Reserve um pouco do caldo para cozinhar à parte os camarões médios da decoração.
  5. 5.
    Em cerca de 250 g da farinha de mandioca adicione 500 ml de água para hidratar e reserve.
  6. 6.
    Retire a cabeça da garoupa do ensopado, acerte o sal, coloque o leite de coco, e adicione a farinha já hidratada, mexendo sem parar até formar um pirão; coloque o azeite de dendê e misture-o no pirão, vagarosamente, adicionando a farinha de milho até dar o ponto desejado (massa de cuscuz úmida).
  7. 7.
    Cozinhe os camarões médios já limpos no caldo reservado por 5 minutos; distribua-os em formas de pudim grandes ou individuais altas levemente untadas com manteiga sem sal. Despeje a massa ainda quente nas formas, e pressione bem, de maneira que não fiquem bolhas de ar entre a massa.
  8. 8.
    Deixe esfriar para desenformar. Pode ser servido frio ou quente.
CyberCook
por   CyberCook

Cuscuz de Frutos do Mar