Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Bolinho caipira

sem lactose·sem glúten·

Porções:

40

Peso:

65,38 g*

Preparo:

0h57

Ingredientes

Recheio

Como Fazer

  1. 1.
    Em uma vasilha, junte as farinhas e, com as mãos, misture-as até desmanchar todos os grumos. Adicione o óleo e reserve. Ferva a água com o tablete de caldo de carne. Junte as farinhas reservadas e misture bem, deixando cozinhar por dois ou três minutos, mexendo sempre até obter uma massa macia, lisa e homogênea (tipo uma polenta).
  2. 2.
    Recheio - Misture todos os Ingredientes
  3. 3.
    Separe uma pequena porção da massa e achate-a na palma da mão. Coloque dentro um pouco do recheio e feche com a própria massa dando o formato de um bolinho compridinho. Enrole enquanto a massa estiver morna. Não a deixe esfriar. Feitos todos os bolinhos, frite-os em óleo quente, aos poucos, de maneira que fiquem cobertos pelo óleo. Escorra-os em papel absorvente. Sirva-os quentes.
  4. 4.
    Obs: Esta receita é típica da cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Muito consumido durante as festas juninas, é o acompanhamento perfeito para um gostoso quentão durante as noites frias de junho. Em Taubaté, também cidade do Vale do Paraíba, a carne temperada é misturada à massa cozida e depois os bolinhos são moldados.
Patrícia Do Carmo
por   Patrícia Do Carmo

Bolinho caipira