Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Trufas ao Azeite de Oliva Aromático de Baunilha

Porções

50

Peso

33,60 g*

Preparo

1h30

Ingredientes

Para as trufas

Para o banho de chocolate

Como Fazer

Para as trufas

  1. 1.
    (O azeite pode ser de qualquer outro sabor que lhe agradar; ex: canela, pimenta e cardamomo, casquinha de limão (combina melhor com chocolate branco)
  2. 2.
    1. Leve ao fogo para aquecer rapidamente, sem ferver, o creme de leite com ao azeite;
  3. 3.
    2. Fora do fogo, acrescente o chocolate ralado e misture até derreter. Adicione o conhaque e mexa bem.
  4. 4.
    3. Despeje a mistura em uma vasilha de vidro, deixe esfriar, e leve para gelar por 30 minutos.
  5. 5.
    4. Enquanto aguarda, derreta o chocolate em banho-maria a 40º C, no máximo, 45º. C (consegue-se essa temperatura quando começar a aparecer bolinhas de fervura no fundo da panela; a partir daí, pode-se, inclusive, desligar o fogo, deixando o chocolate parado por cerca de 15 minutos, para depois mexê-lo com espátula de plástico até obter uma massa homogênea).
  6. 6.
    5. Comece a temperar o chocolate. Despeje ¾ do chocolate derretido sobre uma superfície de mármore bem seca (se não tiver, use um recipiente de vidro. Trabalhe o chocolate com espátula até que encorpe e a temperatura caia para 26 a 27º. C. Acrescente então 2 colheres de azeite de oliva e mexa bem. Acrescente este chocolate resfriado ao restante e misture para homogeneizar. Antes de começar a utilizar o produto para banhos ou fazer bombons, molhe a ponta de uma faca no chocolate temperado e leve à geladeira por 5 minutos; se ele ficar duro, brilhante e sem manchas,significa que foi corretamente temperado.
  7. 7.
    6. Retire a massa das trufas e modele-a em bolas médias.
  8. 8.
    7. Banhe-as no chocolate meio amargo temperado. Arrume-as em superfície forrada com papel manteiga ou papel filme para que não grudem e deixe-as secar em ambiente fresco (não coloque em geladeira). Retire, polvilhe com chocolate em pó e sirva ou monte-as em caixinhas decoradas para presente.
ana cristina da silva pires
por   ana cristina da silva pires

Trufas ao Azeite de Oliva Aromático de Baunilha