Bem casado
0
1h0
23 porções
Valor nutricional
210,34 kcal
Massa
Recheio
Calda
Massa
1. Separe o açúcar em 3 partes: 15 gramas, 30 gramas e 30 gramas.
2. Peneire as gemas dos ovos para tirar a película. DICA: Quanto mais frescos forem os ovos que você usar, menos cheiro eles vão ter.
3. Coloque os ovos para bater em velocidade alta com os 15 gramas do açúcar, bata por 6 minutos (batedeira planetária). Conforme a mistura for aumentando de volume, acrescente os 30 gramas de açúcar aos poucos (mais 7 minutos) e deixe que a mistura cresça mais. Ao final, acrescente os últimos 30 gramas de açúcar de uma só vez e bata por mais 2 minutos para que as claras fiquem bem compactadas. O total do tempo em uma batedeira planetária é de aproximadamente 15 minutos e em uma batedeira normal de 18 a 20 minutos. DICA: Essa técnica de colocar o açúcar aos poucos é uma técnica que usamos na Lenôtre para que os ovos ou o merengue cresçam bastante no processo, e só então acrescentamos a maior parte do açúcar para que as claras ou os ovos se juntem bem.
4. Acrescente as raspas de limão e o extrato de baunilha.
5. Diminua a velocidade da batedeira para mínima e acrescente a farinha peneirada aos poucos. Nessa hora a massa irá reduzir bastante.
6. Ao final acrescente o fermento em pó e misture.
7. Em um papel manteiga ou silpat faça bolinhas com a massa, aqui você pode usar o saco de confeitar ou uma colher. Eu achei mais prático com a colher, veja como eu fiz no vídeo e mantenha um espaço de pelo menos 2 dedos entre cada bolinha da massa. DICA: Essa é a forma da receita original portuguesa. Tem muita gente que coloca a massa por inteiro na assadeira e depois corta as bolinhas. Com certeza essa é uma forma prática de se fazer, mas para mim deixa de ser o tradicional bem casado!
8. Com o forno pré-aquecido a 180oC (melhor usar o termômetro de forno, pois a temperatura tem que estar correta), coloque os bem casados para assar por 7 a 8 minutos.
9. Depois de prontos, retire as bolinhas ainda quentes do papel manteiga e quando elas esfriarem corte com um aro de 4 cm de diâmetro. Você pode usar um copo se preferir.
Recheio
1. O recheio tradicional do bem casado português é o doce de ovos, mas no Brasil esse recheio não é muito utilizado, pois não agrada o paladar do brasileiro. Hoje em dia, no Brasil, se faz muito bem casado apenas com aquele doce de leite mais clarinho. Eu quis dar uma encrementada e colocar nozes porque gosto bastante.
2. Coloque as nozes no processador e processe até que fiquem pedaços bem pequenos.
3. Junte o doce de leite e o creme de leite e processe até que misture tudo.
4. Recheie os bem casados com a ajuda do saco de confeitar e una as duas partes da massa. Sempre recheie a parte que ficou em contato com a assadeira.
Calda
1. Junte a água e o açúcar em uma panela e deixe ferver até ponto de bala mole, aproximadamente 112oC.
2. Com um garfo espete a parte do recheio do bem casado (como eu fiz no vídeo) e banhe o bem casado na calda. Deixe secar em uma grelha por 1 dia em temperatura ambiente. DICA: Isso é ideal também para que o bem casado perca um pouco do cheiro de ovo.
Sobraram ingredientes?
Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:
Selecione os ingredientes que sobraram: