Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Pastiera di grano

Porções

20

Peso

186,75 g*

Preparo

5h0

Ingredientes

Creme

Queijo

Como Fazer

  1. 1.
    Coloque o trigo de molho em água durante toda a noite. No dia seguinte, troque a água e leve o trigo para cozinhar por cerca de 20 a 30 minutos. Escorra novamente a água, junte o leite e deixe ferver em fogo baixo, mexendo de vez em quando.Se o trigo secar, junte um pouco de água quente. Deixe no fogo até a mistura ficar cremosa e os grãos macios. Retire metade dos grãos e aperte-os numa peneira. Junte-os aos demais e reserve.
  2. 2.
    Coloque no processador de alimentos a farinha de trigo, o açúcar, as gemas, a manteiga, a água, a canela e bata bem até obter uma mistura uniforme.
  3. 3.
    Com as mãos, molde essa massa no formato de uma bola, cubra-a com um pano e deixe-a descansar na geladeira por 40 minutos. Abra-a com um rolo na espessura de cerca de 30 milímetros e estenda-a sobre o fundo e lados de uma fôrma de 25 cm de diâmetro, de fundo removível.

Creme

  1. 1.
    Bata muito bem as gemas com o açúcar. Incorpore o leite e vá colocando a farinha aos poucos, misturando. Leve ao fogo brando, acrescente a casca do limão e mexa sem parar até o creme ferver e engrossar. Apague o fogo e finalize
  2. 2.
    com o açúcar de baunilha. Espere esfriar e passe por uma peneira.

Queijo

  1. 1.
    Queijo - Amasse a ricotta com um garfo.
  2. 2.
    Em outro recipiente, bata ligeiramente os ovos com as gemas e o açúcar. Introduza a ricota e misture bem. Aromatize com a canela, a água de flor de laranjeira e o açúcar de baunilha.

Montagem

  1. 1.
    Finalização - Misture o composto de ricotta ao trigo. Junte o creme e mexa bem.
  2. 2.
    Coloque essa mistura sobre a massa e leve a pastiera di grano ao forno preaquecido a 150 ºC, por cerca de 3 horas, até dourar.
  3. 3.
    Sirva-a fria, mas não gelada, polvilhada com açúcar de confeiteiro.
Patricia David
por   Patricia David

Pastiera di grano