Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Pastéis de nata

Porções

20

Peso

180,45 g*

Preparo

1h32

Ingredientes

Massa

Creme

Como Fazer

Massa

  1. 1.
    • Coloque a farinha sobre uma superfície lisa, de preferência de pedra, e abra um espaço no centro.
  2. 2.
    • Dissolva o sal na água morna e coloque-a no espaço central da farinha. Amasse até obter um composto homogêneo e deixe descansar por cerca de 20 minutos. Em superfície lisa, estenda a massa até obter um quadrado.
  3. 3.
    • Amasse um pouco a margarina, deixando-a com a consistência semelhante à da massa. Divida-a em três partes. Passe uma parte da margarina na massa, deixando fora uma tira com a largura de um dedo, em toda a volta (borda) do quadrado. Dobre a massa de baixo para cima e depois da esquerda para a direita, cuidando para as pontas e os lados ficarem bem ajustados.
  4. 4.
    • Estenda a massa com um rolo até formar novamente um quadrado. Passe a segunda parte da margarina na massa, deixando uma borda em volta do quadrado sem passar. Faça as dobras na massa, como da primeira vez. Estenda novamente a massa, passe a última parte da margarina e repita a operação.
  5. 5.
    • Finalmente, estenda a massa, de maneira que fique bem fina, e enrole-a em um ou mais rolos com o diâmetro de uma salsicha. Corte os rolos em pedaços de 2 centímetros.
  6. 6.
    • Coloque cada pedaço de massa no fundo de forminhas de empada e, com a ajuda do dedo polegar levemente molhado em água, estenda a massa, de maneira que cubra o fundo e as bordas das forminhas.

Creme

  1. 1.
    • Numa panela, coloque o leite, a farinha, a baunilha e a casca de limão. Deixe levantar fervura, em fogo brando, mexendo. À parte, ferva o açúcar com a água. Assim que atingir o ponto de pérola (quando a calda escorre da colher caindo em pequenas pérolas), junte a calda ao creme e misture até obter um composto liso. Retire do fogo, deixe esfriar um pouco e misture as gemas.

Montagem

  1. 1.
    • Recheie as forminhas com o creme e asse em forno bem quente (250°C a 300°C) por cerca de 15 a 20 minutos.
  2. 2.
    • Sirva os pastéis polvilhados com canela.
Marcela Caetano
por   Marcela Caetano

Pastéis de nata