Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Viradinho de carne-seca e couve c/abóbora caramelizada

sem glúten·
porções: 9
Peso: 297,78 g *
Preparo: 1h17

Ingredientes

Virado e couve

Abóbora Caramelizada

Como Fazer

Virado e couve

  1. 1.
    Dessalgue a carne-seca de véspera, deixando-a de molho em água, que deve ser trocada algumas vezes. Escorra a carne-seca e coloque-a em uma panela média. Cubra com bastante água e leve ao fogo. Assim que ferver, retire a espuma que subir, abaixe o fogo e cozinhe até que a carne esteja bem macia, desmanchando. Escorra a carne e, assim que possível, desfie-a.
  2. 2.
    Em uma panela média, aqueça a manteiga. Junte a cebola e, quando ela começar a dourar, acrescente o alho. Assim que soltar perfume, junte a couve, uma pitada de sal e misture. Tampe a panela e deixe a couve cozinhar abafada por 2 minutos. Junte a carne-seca e misture bem. Assim que a carne aquecer, acerte o sal e a pimenta e retire do fogo.

Abóbora Caramelizada

  1. 1.
    Corte a abóbora ao meio (deixando a casca) e retire as sementes e os filamentos. Divida as metades em fatias de aproximadamente 1,5 cm de espessura. Coloque as fatias de abóbora em uma frigideira grande (que as abrigue em uma só camada), juntamente com o suco de laranja, o melado, a manteiga, sal, pimenta e canela.
  2. 2.
    Cozinhe em fogo alto até o líquido secar. Quando as fatias estiverem macias e brilhantes de um lado, vire para que dourem do outro lado. Acerte os temperos e retire do fogo.
  3. 3.
    Montagem
  4. 4.
    Monte o prato colocando, no centro, uma porção de arroz. Sobre o arroz, disponha uma boa colherada de viradinho de carne seca e couve. Ao redor, disponha as fatias de abóbora regadas com o molho adocicado. Sirva imediatamente.
Marlene Bahiense Rodrigues
por   Marlene Bahiense Rodrigues

Viradinho de carne-seca e couve c/abóbora caramelizada