Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Cuscuz marroquino com cordeiro e favas

sem lactose·sem glúten·
Peso: 279,00 g *
Preparo: 5h21

Quer preço e análise nutricional nessa receita?

Receitas com informação nutricional e preço

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Coloque as costeletas ou cubos de lombo de cordeiro, 2 colheres (chá) de canela, a metade do gengibre, o cominho e o molho de pimenta em uma tigela média, misture bem e deixe marinar por 1 hora.
  2. 2.
    Em uma panela média, coloque 40 g de manteiga, a cebola branca picada, a carne já temperada, os 2 dentes de alho inteiros, 2 colheres (chá) de sal, 1 colher (chá) de pimenta-do-reino e 2 pistilos de açafrão.
  3. 3.
    Cubra e leve ao fogo por 15 minutos, mexendo a panela de vez em quando e virando as costeletas na metade do tempo, para que dourem dos 2 lados. Acrescente 1,5 litro de água, o amarrado de salsinha, cubra novamente e deixe cozinhar por aproximadamente 1 hora, até que a carne esteja bem macia e praticamente soltando dos ossos.
  4. 4.
    Retire os pedaços de carne da panela, coloque sobre assadeira untada com azeite ou óleo e pincele os pedaços com o mel. Do caldo que sobrar na panela, separe 2 xícaras (chá) para preparar o cuscuz, e guarde o restante para regar o prato no final.
  5. 5.
    Em uma panela média, aqueça 20 g de manteiga. Adicione as cebolas roxas em fatias, um pouquinho de sal e cozinhe por aproximadamente 15 minutos, até que comecem a caramelizar. Acrescente a outra metade do gengibre e da canela, o sal, a pimenta-do-reino, 2 pistilos de açafrão e o açúcar. Cubra e cozinhe por mais 10 minutos. Adicione as passas, 1 xícara (chá) do caldo do cozimento do cordeiro e deixe reduzir até o molho engrossar. Retire do fogo e reserve.
  6. 6.
    Favas
  7. 7.
    Leve ao fogo uma panela com água. Assim que ferver, adicione um pouco de sal, as favas e cozinhe por 5 a 10 minutos, até que estejam macias. Retire do fogo, escorra e, se for o caso, descasque-as. Reserve. Aqueça o forno a 200ºC (forno quente).
  8. 8.
    Cuscuz
  9. 9.
    Em uma panela, leve ao fogo as 2 xícaras (chá) de caldo reservadas com um pouco de sal e os 2 pistilos de açafrão restantes. Assim que ferver, despeje tudo sobre o preparado para cuscuz. Deixe descansar por 10 minutos, mexendo de vez em quando para soltar os grumos. Ao final do tempo, junte 20 g de manteiga e misture. Reserve em local aquecido até o momento de servir.
  10. 10.
    Leve a assadeira com a carne de cordeiro ao forno por 5 minutos para que os pedaços fiquem dourados e ligeiramente brilhantes. Retire do forno e reserve.
  11. 11.
    Adicione as favas ao refogado de cebolas e aqueça (adicione um pouquinho de caldo ou água se a mistura estiver muito seca). Acerte o sal e a pimenta.
  12. 12.
    Montagem
  13. 13.
    Espalhe o cuscuz sobre um prato redondo, dando o formato de pirâmide. No topo, disponha o refogado de favas e cebolas e os pedaços de cordeiro. Decore com folhas de salsinha e as amêndoas e regue o cuscuz com o restante do caldo. Sirva imediatamente.
Luciana Diz
por   Luciana Diz

Cuscuz marroquino com cordeiro e favas