Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Lagarto Recheado

sem lactose·sem glúten·
porções: 12
Peso: 217,92 g *
Preparo: 1h0

Depois do macarrão da mama, o lagarto recheado é a campeão de audiência nos domingos. Esta receita é perfeita e fica uma delícia.

Ingredientes

Como Fazer

  1. Num recipiente junte todos os ingredientes do tempero, juntamente com o vinho, o óleo e o vinagre. Após, deixe nessa marinada os demais ingredientes já cortados (calabresa, toucinho, cenoura). Limpe muito bem o lagarto e espete um garfo por todo o corpo da carne, que é para o tempero penetrar. Faça um corte longitudinal (de ponta a ponta) com uma faca longa, só no meio do lagarto (se o lagarto for muito grande, corte-o em duas partes). Por esse orifício (que deve ser suficiente para caber dois dedos), vá colocando todos os ingredientes que estão marinando, intercalando com o tempero (cebola, salsinha etc.). Vá introduzindo esses ingredientes pelos dois lados do lagarto e sempre apertando bem com os dedos. Deixe o lagarto, já recheado, por 2 horas nesse tempero. Numa panela de pressão, doure lentamente a carne, sempre pingando água e com cuidado para não rachar. Quando estiver bem dourada (mais escura), acrescente água suficiente e feche a panela de pressão, mantendo no fogo por cerca de 1 hora. Após, retire e fatie (de preferência com uma faca elétrica). Fica delicioso com arroz branco, com macarrão e até como lanche, no pão.
José Carlos Costa
por   José Carlos Costa

Lagarto Recheado