CyberCook

Início

Receitas

Carnes

Barreado de antonina

Barreado de antonina

diet
sem glúten
sem lactose
(1) Avaliar receita

Preparo

17h35

Calorias*

327,47kcal

Porções

26

Por porção

R$8,61

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como Barreado de antonina, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Barreado de antonina que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Começo o corte e a limpeza das carnes de véspera.

  • 2. As carnes devem ser cortados em cubos de + ou - 5cm de lado e o toucinho em laminas. Misturo todos os temperos com as carnes menos o bacon e deixo repousar numa vasilha que não seja de alumínio até o dia do preparo.

  • 3. Forro a panela especial de barreado com o bacon, acrescento as carnes reservadas , selo a boca da panela com uma folha de bananeira previamente sapecada p/ amolecer, tampo e amarro com barbante grosso e com uma mistura de farinha de mandioca , cinza de fogão e água quente p/ formar uma borda vedante em volta da tampa. Levo ao fogo forte nas primeiras horas, passando p/ um fogo mais brando, depois sacudo a panela a cada hora. O tempo de cozimento gira em torno de 12 a 15 horas sempre tomando o cuidado p/ corrigir a vedação da tampa p/ não escapar vapor.

  • 4. Se você não puder fazer dessa forma, o recurso é usar uma boa panela de pressão e cozinhar em fogo alto até começar a chiar , depois baixar o fogo p/ o mínimo por aproximadamente 2 horas .

  • 5. Abro a panela e provo, e se for o caso corrijo o tempero

  • 6. SERVIÇO

  • 7. Sirvo com farinha de mandioca branca Marlete, banana nanica (caturra) madura, laranja e arroz. A bebida ideal p/ acompanhar o barreado é a cachaça de Morretes ou de Minas purinha, pois o prato é forte.

CLIQUE AQUI

Aproveite o que sobrou da receita

Francisco Gonçalves

por Francisco Gonçalves

Avalie esta receita

Recomendamos pra você

COMENTÁRIOS

Janaina Maciag

26/05/2008

Gostaria de saber se este prato pode ser feito na panela tipo Crock Pot? Nao precisa colocar agua na receita? Se fizer em panela de pressao a carne nao vai grudar no fundo?

Francisco Gonçalves

28/06/2007

Aprendi essa receita com a mãe do Dr. Ruy Cunha Sobrinho, juiz de direito cujos familiares são de Antonina. O barreado tem sua origem no carnaval, época em que os caiçaras se dedicavam a dança do Fandango. As mulheres deixavam as panelas de barro no fogão enquanto duravam os festejos.