Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Barreado de antonina

sem lactose·sem glúten·

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Começo o corte e a limpeza das carnes de véspera.
  2. 2.
    As carnes devem ser cortados em cubos de + ou - 5cm de lado e o toucinho em laminas. Misturo todos os temperos com as carnes menos o bacon e deixo repousar numa vasilha que não seja de alumínio até o dia do preparo.
  3. 3.
    Forro a panela especial de barreado com o bacon, acrescento as carnes reservadas , selo a boca da panela com uma folha de bananeira previamente sapecada p/ amolecer, tampo e amarro com barbante grosso e com uma mistura de farinha de mandioca , cinza de fogão e água quente p/ formar uma borda vedante em volta da tampa. Levo ao fogo forte nas primeiras horas, passando p/ um fogo mais brando, depois sacudo a panela a cada hora. O tempo de cozimento gira em torno de 12 a 15 horas sempre tomando o cuidado p/ corrigir a vedação da tampa p/ não escapar vapor.
  4. 4.
    Se você não puder fazer dessa forma, o recurso é usar uma boa panela de pressão e cozinhar em fogo alto até começar a chiar , depois baixar o fogo p/ o mínimo por aproximadamente 2 horas .
  5. 5.
    Abro a panela e provo, e se for o caso corrijo o tempero
  6. 6.
    SERVIÇO
  7. 7.
    Sirvo com farinha de mandioca branca Marlete, banana nanica (caturra) madura, laranja e arroz. A bebida ideal p/ acompanhar o barreado é a cachaça de Morretes ou de Minas purinha, pois o prato é forte.
Francisco Gonçalves
por   Francisco Gonçalves

Barreado de antonina