Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Bolo rico de chocolate

Porções

25

Peso

115,90 g*

Preparo

3h0

Ingredientes

Recheio

Cobertura

Como Fazer

  1. 1.
    Para fazer o bolo, aqueça o forno a 190°C (termóstato 5). Unte e polvilhe com farinha duas formas de 21,5 cm de diâmetro e forre o fundo de cada uma com um círculo de papel-manteiga. Peneire a farinha, o bicarbonato de sódio e os açúcares para uma tigela e faça uma cova no meio.
  2. 2.
    Deite a água num tacho pequeno, junte o cacau e a manteiga e leve a lume médio, mexendo sempre até a manteiga derreter e o preparado ficar cremoso, tendo o cuidado de não deixar ferver. Retire do lume, junte a baunilha e mexa.
  3. 3.
    Misture o vinagre com as natas e deite na farinha. Adicione o preparado de cacau e os ovos e bata bem com uma vara de arames até a massa ficar homogénea e cremosa. Divida a massa pelas formas em partes iguais e leve-as ao forno durante 20-25 minutos, ou até os bolos crescerem e ficarem firmes ao toque. Retire do forno, solte das formas, passando uma faca a toda a volta, e desenforme para uma rede.

Recheio

  1. 1.
    Para fazer o recheio, deite o chocolate e a água num tacho pequeno e leve a lume brando, mexendo sempre, até o chocolate derreter e ficar cremoso. Retire do lume e reserve. Deite o açúcar, as natas e a manteiga noutro tacho e leve a lume médio durante 4-5 minutos, mexendo sempre, até o creme engrossar e fazer estrada quando passar com uma colher de chá. Retire do lume e junte a baunilha e o chocolate, misturando bem. Deixe arrefecer, mexendo de vez em quando. Depois, barre um dos bolos com o recheio, coloque o outro em cima e deixe numa rede sobre um tabuleiro.

Cobertura

  1. Para fazer a cobertura, deite o chocolate, a manteiga e a água num tacho e leve a lume brando, mexendo sempre, até o chocolate derreter e ficar suficientemente grosso para aderir às costas de uma colher, tendo o cuidado de não o aquecer demais. Deite a cobertura sobre o bolo, deixando-a deslizar pelos lados. Guarde no frigorífico até a cobertura solidificar.
isabel silva
por   isabel silva

Bolo rico de chocolate