Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Bolo rei - receita de sorte

Porções

18

Peso

94,36 g*

Preparo

4h15

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Em uma tigela, peneire a farinha de trigo
  2. 2.
    e reserve. Em outra, misture o fermento e 3 colh. (sopa) de açúcar até obter uma pasta. Misture o leite aquecido e 4 colh. (sopa) de farinha de trigo.
  3. 3.
    Cubra com filme plástico e deixe crescer por 15 minutos. Em outro recipiente, coloque 4 ovos, o vinho do Porto e as raspas de laranja, e bata rapidamente com um batedor manual. Reserve.
  4. 4.
    Em uma superfície lisa, coloque a farinha de trigo restante e faça uma cavidade no centro. Junte o azeite de oliva (reserve 1/2 colhde sopa) e o açúcar restante..
  5. 5.
    Com a ponta dos dedos, misture até obter uma farofa.
  6. 6.
    Acrescente a massa crescida e misture. Aos poucos, junte os ovos batidos e sove a massa por 5 minutos. Adicione as uvas passas, as amêndoas, as nozes e metade das frutas cristalizadas. Misture delicadamente e transfira a massa para uma tigela.
  7. 7.
    Cubra com filme plástico e deixe crescer por 1 hora.
  8. 8.
    Em seguida, modele a massa, formando um anel. Transfira a massa para uma assadeira de pizza de 30 cm de diâmetro, untada com o azeite reservado. Deixe crescer por mais 30 minutos. Ligue o forno à temperatura.
  9. 9.
    Distribua sobre a massa o restante das frutas cristalizadas e as cerejas.
  10. 10.
    Pressione ligeiramente com os dedos e pincele toda a superfície com o ovo restante batido. Leve o bolo ao forno por aproximadamente 40 minutos. Retire do forno, desenforme ainda morno e disponha em um prato grande.
  11. 11.
    Em seguida, distribua por cima o açúcar de confeiteiro em montinhos.
  12. 12.
    Se preferir, no momento de servir coloque fios de ovos na parte central do bolo.
  13. 13.
    Nota: Um pouco de sorte não faz mal a ninguém. Por isso, esta receita de Portuguesa de Bolo Rei, segundo a tradição, o Bolo Rei deve ser feito no Dia 6 de Janeiro e acompanhado de dois mimos: Uma fava e um presente.
  14. 14.
    Quem receber a fava na sua fatia de bolo, terá sorte no ano e pagará o Bolo Rei no dia 6 de Janeiro seguinte.
  15. 15.
    Já o Presente, trará riqueza a quem o encontrar.
Suzete Brittes
por   Suzete Brittes

Bolo rei - receita de sorte