Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Bolo Mármore com Cacau em Pó

Porções

8

Peso

109,38 g*

Preparo

0h50

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Ligue o forno para preaquecer. Você vai assar esse bolinho em temperatura moderada, de média para baixa.
  2. 2.
    Unte a forma de bolo inglês com margarina, cuidado para não deixar nenhum cantinho sem. Acostumei-me a usar um pincel exclusivo para esse fim, que mantenho na geladeira embrulhado em papel alumínio. É mais fácil e menos baguncento.
  3. 3.
    Polvilhe a forma com farinha. Para quem nunca realizou essa tarefa, aqui vai uma breve explicação: coloque mais ou menos uma colher de sopa de farinha na forma. Com delicadeza e amor, vá virando a forma e dando leves batidinhas nas laterais de forma que a farinha passeie por todos os cantinhos, agarrando-se com a margarina no meio do caminho. A forma precisa ficar toda branquinha. Para retirar o excesso, vire a forma e bata-a de leve sobre a pia. Reserve a forma preparada.
  4. 4.
    Leve todos os ingredientes, com exceção do cacau e da água, para dentro de uma tigela.
  5. 5.
    Bata com a batedeira por três minutos, tempo suficiente para que a massa do bolo afofe e o creme clareie um pouco.
  6. 6.
    Separe meia xícara da massa e junte a ela o cacau e a água.
  7. 7.
    Despeje a massa branca na forma. Sobre ela, coloque a massa de cacau e, com o garfo, brinque de mesclar as duas cores. Não faça isso por muito tempo, sob pena de transformar seu bolo mármore em um bolo de chocolate claro.
  8. 8.
    Leve ao forno moderado por aproximadamente uma hora. Estará pronto quando a superfície estiver moreninha e, ao enfiar um palito no meio da massa, este saia limpinho.
  9. 9.
    Espere arrefecer um pouco, desenforme e sirva morninho ou frio.
Ana Jacqueline Bastos
por   Ana Jacqueline Bastos

Bolo Mármore com Cacau em Pó