Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Bolo de Goiabada

com lactose·com glúten·

Ingredientes

Massa

Recheio

Cobertura

Você também pode gostar

Como Fazer

Massa

  1. 1.
    Bata bem a manteiga e junte a raspa de limão e o açúcar aos poucos e continue batendo até que o açúcar dissolva. Acrescente as gemas passadas pela peneira e bata por mais 10 minutos, até obter um creme claro. Junte a farinha de trigo aos poucos e continue batendo até que toda a farinha esteja incorporada à mistura. Desligue a batedeira e misture as claras batidas em neve. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma retangular. Despeje na forma 1 xícara da massa, em pequenas porções e espalhe com uma espátula. Leve ao forno quente (200ºC) pré-aquecido e asse por 4 minutos ou até que a massa comece a soltar das bordas. Desenforme ainda quente sobre um pano de prato seco, polvilhado com açúcar cristal. Espalhe rapidamente uma camada fina da pasta de goiabada e polvilhe um pouco de queijo ralado e, com um pano, enrole como rocambole.
  2. 2.
    Desenrole o pano e polvilhe novamente com açúcar cristal. Lave a forma e unte novamente.
  3. 3.
    Espalhe outra porção de massa e asse da mesma maneira que a anterior. Desenforme a segunda massa no pano. Coloque o primeiro rocambole sobre a beirada superior da massa e enrole novamente, só que de trás para frente. Repita essa operação até acabar a massa e o recheio. Deixe esfriar totalmente.

Recheio

  1. 1.
    Pique a goiabada e coloque numa panela, junto com a água.
  2. 2.
    Leve ao fogo baixo e aqueça, mexendo sempre, até que a goiabada derreta e a mistura fique pastosa.
  3. 3.
    Deixe esfriar e reserve.

Cobertura

  1. Corte uma fatia nas duas extremidades para retirar as pontas da massa e dar o acabamento ao bolo. Coloque num prato de servir, polvilhe com açúcar cristal e corte em fatias pequenas.
Ana Teresa Mariano
por   Ana Teresa Mariano

Bolo de Goiabada