CyberCook

Início

Receitas

Bolos

Bolo de Goiabada

Bolo de Goiabada

vegetariana
(7) Avaliar receita

Preparo

2h53

Calorias*

415,96kcal

Porções

16

Por porção

R$1,36

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como Bolo de goiabada, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Bolo de goiabada que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!

Massa

Recheio

Cobertura

Massa

  • 1. Bata bem a manteiga e junte a raspa de limão e o açúcar aos poucos e continue batendo até que o açúcar dissolva. Acrescente as gemas passadas pela peneira e bata por mais 10 minutos, até obter um creme claro. Junte a farinha de trigo aos poucos e continue batendo até que toda a farinha esteja incorporada à mistura. Desligue a batedeira e misture as claras batidas em neve. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma retangular. Despeje na forma 1 xícara da massa, em pequenas porções e espalhe com uma espátula. Leve ao forno quente (200ºC) pré-aquecido e asse por 4 minutos ou até que a massa comece a soltar das bordas. Desenforme ainda quente sobre um pano de prato seco, polvilhado com açúcar cristal. Espalhe rapidamente uma camada fina da pasta de goiabada e polvilhe um pouco de queijo ralado e, com um pano, enrole como rocambole.

  • 2. Desenrole o pano e polvilhe novamente com açúcar cristal. Lave a forma e unte novamente.

  • 3. Espalhe outra porção de massa e asse da mesma maneira que a anterior. Desenforme a segunda massa no pano. Coloque o primeiro rocambole sobre a beirada superior da massa e enrole novamente, só que de trás para frente. Repita essa operação até acabar a massa e o recheio. Deixe esfriar totalmente.

Recheio

  • 1. Pique a goiabada e coloque numa panela, junto com a água.

  • 2. Leve ao fogo baixo e aqueça, mexendo sempre, até que a goiabada derreta e a mistura fique pastosa.

  • 3. Deixe esfriar e reserve.

Cobertura

  • 1. Corte uma fatia nas duas extremidades para retirar as pontas da massa e dar o acabamento ao bolo. Coloque num prato de servir, polvilhe com açúcar cristal e corte em fatias pequenas.

CLIQUE AQUI

Aproveite o que sobrou da receita

Ana Teresa Mariano

por Ana Teresa Mariano

Avalie esta receita

Recomendamos pra você

COMENTÁRIOS

Ana Teresa Mariano

17/01/2013

Esta receita e uma sobremesa nobre aqui no nordeste,com queijo de manteiga fresquinho. Huuuuuuuum!! delicia (PERNAMBUCO)

Ivanice Barbosa

17/01/2013

Este bolo de rolo, que ha mas de 140 anos foi criado, pelas senhoras de engenhos de Pernambuco e Rio Grande do Norte e que até hoje permanece em voga, é uma delicia.!!!

Rildélia de Santana Annes

17/01/2013

Esse Bolo de Rolo (como é chamado aqui no Nordeste) é sensacional

marcia doriana de souza veras mendonca

17/01/2013

Fazer bolo de rolo é uma terapia, uma vez que é uma sobremesa finíssima. Comer este bolo nos faz lembrar do nordeste...

ivana battisti

17/01/2013

Achei estranho não ter leite nem fermento na receita. Mas acrescentei e ficou simplesmente delicioso.

Carla

09/01/2011

Ficou bom, só não sei da onde é que inventaram essa idéia de colocar parmesão em bolo!

Aline Kornatzki

09/11/2005

É uma verdadeira iguaria, também conhecida como "Bolo de Rolo" no Nordeste. Moro no Sul e já fiz várias vezes esta receita. Todos aqui em casa aprovaram!