Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Bolo de Chocolate com Calda de Ganache

Porções

14

Peso

117,50 g*

Preparo

1h0

Ingredientes

Massa

Cobertura

Como Fazer

Massa

  1. 1.
    Ganache:
  2. 2.
    Leve uma panela com um pouco de água ao fogo médio. Ela servirá de base para o banho-maria. Numa tábua, pique fino o chocolate, transfira para uma tigela de vidro ou de inox, e coloque sobre uma panela com água fervente. Junte o creme de leite e misture até derreter o chocolate. Retire do banho-maria e deixe esfriar. Assim que amornar, leve à geladeira por cerca de 10 minutos. Retire e misture bem para unificar a temperatura. Se o dia estiver muito quente, repita esse procedimento.
  3. 3.
    Bolo:
  4. 4.
    Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).
  5. 5.
    Unte uma forma com manteiga, polvilhe a forma com chocolate em pó.
  6. 6.
    Numa tigela, coloque a farinha, passando pela peneira.
  7. 7.
    Na batedeira coloque o açúcar e o chocolate em pó, passando por uma peneira. Junte os ovos e o óleo. Na velocidade baixa (para o chocolate não subir), bata os ingredientes, até que estejam bem misturados. Aumente a velocidade e bata por mais alguns minutos.
  8. 8.
    Abaixe a velocidade novamente e, aos poucos, vá adicionando a água e a farinha, alternadamente, batendo apenas para misturar. Por último, adicione o fermento. Transfira a massa para a forma preparada e leve ao forno preaquecido para assar por 30 minutos, até que o palito saia limpo ao ser espetado no bolo. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Coloque um prato de bolo sobre a forma e, com o auxílio de um pano de prato, vire de uma vez. Somente quando o bolo estiver frio, espalhe a calda. Sirva a seguir.

Cobertura

  1. Leve uma panela com um pouco de água ao fogo médio. Ela servirá de base para o banho-maria. Numa tábua, pique fino o chocolate, transfira para uma tigela de vidro ou de inox, e coloque sobre uma panela com água fervente. Junte o creme de leite e misture até derreter o chocolate. Retire do banho-maria e deixe esfriar. Assim que amornar, leve à geladeira por cerca de 10 minutos. Retire e misture bem para unificar a temperatura. Se o dia estiver muito quente, repita esse procedimento.
Eduardo Vasconcellos
por   Eduardo Vasconcellos

Bolo de Chocolate com Calda de Ganache