Início

Receitas

Bolos com recheio ou cobertura

Bolo de natal japonês

Bolo de natal japonês

vegetariana

0

Tempo de preparo

3h5

Porção

12 porções

Cifrão

Valor por porção

R$2,07

Informação nutricional

Valor nutricional

149,12 kcal

maria luisa silva moreira

Receita enviada por maria luisa silva moreira

Em 10/09/2007

Ingredientes

Cobertura

Calda

Como Fazer

  • 1. Bata os ovos inteiros e o açúcar em banho-maria, na batedeira elétrica ou no fouet, até a mistura atingir 45ºC (quando ao toque estiver quente, mas suportável). Retire imediatamente, continue a bater até esfriar e a mistura triplicar de volume. Coloque a colher de água e continue a bater, misturando com a espátula a farinha peneirada 3 vezes. Quando a mistura estiver bem homogênea, coloque a manteiga derretida e misture mais um pouco.

  • 2. Coloque em fôrma redonda de 20 cm, untada com manteiga líquida e farinha de trigo, e vaporize a superfície da massa com água (isso evita rachaduras).

  • 3. Asse em forno preaquecido (180ºC) por 25 a 30 minutos (não abra o forno durante o processo). Retire do forno, sem esquecer o teste do palito ou pressionando de leve a superfície (que deve estar firme). Sobre um pano de prato espesso, jogue de leve a fôrma de altura de 30 cm - esse pequeno choque retirará o ar e evitará que o bolo fique enrugado. Deixe esfriar sobre uma grelha por 10 minutos e desenforme sobre a grelha, até esfriar completamente.

  • 4. Esse pão-de-ló fica melhor no dia seguinte. Logo que esfriar deve ser embrulhado em filme-plástico e pode ser conservado por 3 dias em temperatura ambiente, 10 dias na geladeira e 1 mês no congelador.

Cobertura

  • 1. Bata o creme de leite gelado até começar a engrossar, junte o açúcar e a essência de baunilha. Ele não deve ficar muito duro. Em uma escala de 1 a 10, sendo 1 para o creme de leite sem bater e 10 para o batido até quase granular, a cobertura deve estar entre 7 e 8: quer dizer, espessa o suficiente para cobrir o bolo, mas leve e lisa, quase escorrendo.

Calda

  • 1. Misture todos os ingredientes à frio, até derreter o açúcar completamente. Preencha um vaporizador com essa calda.

Montagem

  • 1. Corte o pão-de-ló em 3 partes na horizontal, utilizando uma faca de serra.

  • 2. Vaporize com a calda todas as fatias e recheie com o chantilly e fatias de morangos cortadas ao meio, reservando os mais bonitos para decorar o bolo.

  • 3. Cubra o bolo com o chantilly e enfeite com os morangos. Refrigere por algumas horas antes de servir.

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Categorias Relacionadas
Recomendamos pra você
Comentários