Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Bolo Martha Rocha Garoto

Porções

20

Peso

126,15 g*

Preparo

4h45

Ingredientes

Para o pão-de-ló (branco e de chocolate)

Para o suspiro

Para a ganache de chocolate branco e chantilly

Para a calda

Para o crocante

Montagem

Como Fazer

Para o pão-de-ló (branco e de chocolate)

  1. 1.
    Comece preparando o pão-de-ló: bata bem os ovos com o açúcar por cerca de 10 minutos. Diminua a velocidade da batedeira e, aos poucos, adicione a farinha. Divida a massa em duas partes iguais e, em uma delas, junte o chocolate em pó e misture até ficar homogêneo. Acomode as massas em duas formas de fundo removível (22 cm de diâmetro), untadas com manteiga e polvilhadas com farinha. Preaqueça o forno a 180°C por 10 minutos e asse as massas por cerca de 15 minutos ou até que, ao colocar um palito no centro, ele saia limpo. Depois que estiverem totalmente frios, corte os bolos em duas camadas cada um.

Para o suspiro

  1. 1.
    Faça o suspiro: leve ao fogo, em banho-maria, as claras batidas em neve. Acrescente o açúcar e mexa sempre até a mistura começar a amornar. Retire do fogo e bata na batedeira até ficar firme. Espalhe o creme em uma forma de fundo removível (22 cm de diâmetro), forrada com papel-manteiga untado. Asse em forno bem fraco (100°C) por 1 hora, deixando a porta entreaberta (coloque uma colher de pau para mantê-la assim), até que o suspiro fique firme e ligeiramente dourado. Deixe esfriar um pouco e retire o papel-manteiga.

Para a ganache de chocolate branco e chantilly

  1. 1.
    Para a ganache de chocolate: coloque o chocolate picado em um refratário, acrescente ½ xícara (chá) de creme de leite e leve ao microondas em potência média por 1 minuto, misturando na metade do tempo para que o chocolate derreta por igual. Retire do microondas e deixe esfriar. Enquanto isso, bata a outra ½ xícara (chá) de creme de leite em ponto de chantilly. Depois que o chocolate já estiver frio, misture o chantilly e leve-o para gelar por 30 minutos, para que fique mais consistente.

Para a calda

  1. 1.
    Calda: aqueça 1 xícara (chá) de água e o açúcar e deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo e acrescente o licor. Deixe a mistura esfriar e utilize-a na montagem do bolo.

Para o crocante

  1. 1.
    Faça o crocante: aqueça o açúcar em fogo baixo até que ele adquira coloração de caramelo. Junte as nozes, misture bem e retire do fogo. Unte com manteiga uma assadeira e despeje o crocante. Depois de frio, quebre-o em pedacinhos.

Montagem

  1. 1.
    Montagem da Torta: faça camadas nesta sequência:
  2. 2.
    - bolo de chocolate;
  3. 3.
    - calda;
  4. 4.
    - ganache;
  5. 5.
    - crocante de nozes;
  6. 6.
    - suspiro;
  7. 7.
    - bolo branco;
  8. 8.
    - calda;
  9. 9.
    - ganache;
  10. 10.
    - crocante de nozes;
  11. 11.
    - bolo de chocolate;
  12. 12.
    - calda;
  13. 13.
    - geléia de damasco;
  14. 14.
    - chantilly (reserve uma parte para cobrir o bolo);
  15. 15.
    - bolo branco;
  16. 16.
    - calda
  17. 17.
    Cubra o bolo com o restante do chantilly e decore com fios de ovos e cerejas.
Paula Franco
por   Paula Franco

Bolo Martha Rocha Garoto