Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Bolo de Festa Perfeito

Porções

35

Peso

107,90 g*

Preparo

2h15

Ingredientes

Bolo

Cobertura

Para o creme amanteigado

Como Fazer

Bolo

  1. 1.
    Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte duas formas de cerca de 23 cms de diâmetro (redondas) e fore com papel manteiga.
  2. 2.
    No meu caso, utilizei a fôrma de bolo inglês . Untei a fôrma inteira com manteiga e coloquei papel manteiga apenas no fundo.
  3. 3.
    Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento em pó e o sal. Reserve.Misture o leite e as claras em um recipiente médio. Reserve. Disponha o açúcar e as raspas de limão no recipiente da batedeira e esfregue a mistura com os seus dedos até o açúcar ficar perfumado e úmido. Adicione a manteiga e bata em velocidade média por 3 minutos, até a mistura ficar esbranquiçada. Adicione a baunilha e depois agregue um terço da mistura de farinhas, batendo sempre em velocidade média. Adicione metade da mistura de ovos e leite e em seguida, acrescente o restante dos ingredientes secos e vá alternando até os ingredientes acabarem, resultando numa massa homogênea.Divida a massa entre as duas assadeiras untadas e alise a massa com uma espátula. Asse de 30 a 35 minutos a 180º C, ou até que o palito espetado esteja seco. No meu caso, necessitei de mais uns dez minutinhos . Transfira os bolos para grades , retire o papel manteiga e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Para o creme amanteigado

  1. 1.
    Em um bowl de inox , junte o açúcar e as claras e leve ao banho-maria mexendo constantemente, até obter uma mistura quente ao toque, aproximadamente 3 minutos.
  2. 2.
    O açúcar deve ter se dissolvido e a mistura aparentará como um creme de marshmallow brilhante.Remova o bowl do calor.
  3. 3.
    Bata o merengue em velocidade média até esfriar, por aproximadamente 5 minutos. Vá adicionando pedaços da manteiga sem parar de bater, até que a mistura esteja cremosa. Após ter acrescentado todos os pedaços de manteiga, bata por 6 a 10 minutos em velocidade média-alta. Adicione o chocolate derretido, frio). Você obterá um creme brilhante, aveludado e homogêneo. Cubra com um plástico filme e reserve até o seu uso.

Montagem

  1. 1.
    Use uma faca serrada bem afiada e corte suavemente as tiras de bolo horizontais. Vá dispondo as fatias em uma superfície coberta com papel manteiga.
  2. 2.
    Disponha a fatia-base no prato onde irá servir e cubra com 1/3 do recheio preparado. Repita a operação até finalizar as camadas de bolo.
  3. 3.
    Cubra com a ganache previamente preparada e alise com uma espátula.
  4. 4.
    Finalize as bordas com a mesma ganache, disposta em um saco de confeiteiro com bico tipo pitanga. Polvilhe cacau em pó.
Letícia Jesus de Souza
por   Letícia Jesus de Souza

Bolo de Festa Perfeito