Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Galinha de Mulher Parida

sem lactose·sem glúten·

Porções

11

Peso

280,64 g*

Preparo

4h29

Ingredientes

Minha lista de compras

Compre os ingredientes no

logo Carrefour

Como Fazer

  1. 1.
    Lave a galinha, corte-a pelas juntas e coloque em uma tigela. Regue com o suco de limão e deixe descansar por 5 minutos. A seguir, tempere com alho e sal. Aqueça o óleo em uma panela grande, de preferência de ferro, junte a galinha e frite por 20 minutos, mexendo sempre, ou até que espetando a carne com um garfo não saia mais nenhum líquido (procedimento popularmente conhecido como: galinha que não chora mais). A galinha deve ficar bem seca. Junte a cebola e refogue por mais 4 minutos, mexendo de vez em quando. A seguir, coloque 3 litros de água fervente, ou o suficiente para cobrir a galinha, tampe a panela e cozinhe por 2 horas e 30 minutos, ou até a carne ficar bem macia. Se necessário, junte mais água quente. No final, deverá ficar com muito caldo. Adicione a hortelã, acerte o sal e cozinhe por mais 5 minutos. Retire os pedaços de galinha e disponha em uma travessa. Se preferir, desfie a galinha. Para fazer o pirão, mantenha a panela no fogo e, aos poucos, junte a farinha de mandioca, sem parar de mexer, e cozinhe por 6 minutos. O pirão deve ficar como um mingau grosso.
  2. 2.
    Dicas:
  3. 3.
    Comida típica do Espírito Santo, a galinha de mulher parida se espalhou pelo resto do país. Como o nome diz, esse prato fazia parte da dieta da mulher logo após o parto. Algumas comiam esse prato por 40 dias, o período de resguardo.
  4. 4.
    Fonte: Revista Água na Boca
João Sena
por   João Sena
Prato para refeições

Gostou dessa receita?

Receba gratuitamente receitas como essa no seu e-mail e aproveite nossas dicas com o melhor do Cybercook.

Nome

O nome completo é utilizado para validação do cadastro em nossa plataforma, bem como para que possamos prestar nossos serviços e cumprir com as obrigações assumidas. Para saber mais veja nossa Política de privacidade

E-mail

O preenchimento de e-mail é necessário para confirmação de cadastrado, bem como para envio de comunicações relativas aos produtos e serviços disponibilizados em nossa plataforma. Para saber mais veja nossa Política de privacidade

Icone envelope de e-mail

Falta pouco!

Dentro de instantes enviaremos um e-mail solicitando a confirmação do seu interesse em nosso conteúdo. Por favor, verifique o seu e-mail.

Galinha de Mulher Parida