Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Arroz negro com galinha caipira confit

sem lactose·sem glúten·

Porções

10

Peso

298,46 g*

Preparo

5h45

Ingredientes

1ª etapa : galinha

2ª etapa: Confit de galinha

3ª etapa: Arroz negro

4ª etapa: Guarnição

Como Fazer

1ª etapa : galinha

  1. 1.
    Limpe a galinha e corte-a em pedaços. Numa panela grande refogue o bacon até ficar bem crocante, retire e reserve. Acrescente a cebola, o alho, o alho-poró, cenoura, aipo, salsa, tomilho, cravo e as folhas de louro.
  2. 2.
    Coloque os pedaços da galinha e refogue bem até ficarem levemente dourados, junte o vinho e deixe evaporar. Tempere com sal, pimenta, cubra com água e deixe a galinha cozinhando, retirando sempre a espuma que surge sobre a superfície. Esse cozimento é longo, dura cerca de três horas.
  3. 3.
    Quando estiver macia, desosse, desfie a carne grosseiramente, descarte as peles e reserve.
  4. 4.
    Coe o caldo e deixe descansar na geladeira, retire a gordura, que forma na superfície e reserve. (não jogue a gordura fora).
  5. 5.
    Rendimento da galinha desfiada: 950gr

2ª etapa: Confit de galinha

  1. 1.
    Pegue a galinha preparada anteriormente e o caldo.
  2. 2.
    950 gr de galinha caipira desfiada
  3. 3.
    500 gr de Óleo da galinha
  4. 4.
    Coloque no tabuleiro a galinha desfiada, tempere com sal e pimenta, junte a gordura reservada e leve ao forno a 180°C por 30minutos.
  5. 5.
    Prove o tempero, caso necessário realce. Rendimento da galinha confit: 1.200kg

3ª etapa: Arroz negro

  1. 1.
    Em uma panela com azeite, refogue a cebola em fogo baixo até que fique transparente. Acrescente o alho e o arroz negro e continue refogando por mais dois minutos. Coloque o vinho branco e deixe reduzir, adicione o caldo de galinha previamente aquecido, cozinhe em fogo baixo mexendo sempre. Quando estiver absorvido o liquido adicione mais caldo e continue cozinhado até que o arroz absorva todo caldo, mexendo sempre. Quando o arroz estiver al dente adicione, as azeitonas, bacon, 600gr de galinha confit e tempere com sal e pimenta do reino moída na hora. Esse cozimento é longo, leva cerca de 1hora.
isaias Neries
por   isaias Neries

Arroz negro com galinha caipira confit