Início

Receitas

Aves

Frango caipira com Angu de arroz

Frango caipira com Angu de arroz

diet
sem glúten
sem lactose

0

Tempo de preparo

1h4

Porção

8 porções

Cifrão

Valor por porção

R$2,61

Informação nutricional

Valor nutricional

295,93 kcal

Petronilo Pereira Filho

Receita enviada por Petronilo Pereira Filho

Em 24/04/2008

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Corte o frango em pedaços, salgue, amasse o alho, pique as verduras, misture com o vinagre, o colorau e o tempero. Junte numa panela e deixe descansar por duas horas. Ponha água que cubra o frango e leve ao fogo até ficar macio. Se for em panela de pressão, +ou- 25 minutos. Escorra o caldo e deixe esfriar. Com uma concha retire a gordura do caldo e devolva para a panela, para refogar antes de servir.

  • 2. Para fazer o angu, coloque o flocão de arroz no caldo, leve ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, até chegar ao ponto que desgruda da panela. Para os sulistas é o ponto de polenta. Dependendo da quantidade da massa pode ficar mais ou menos consistente. Se colocar pouco dará ponto de pirão. Refogue o frango na gordura e sirva quente.

  • 3. Dicas: O flocão de arroz tem duas empresas que fabricam aqui no Nordeste: uma em Arapiraca-AL e outra em Paulista-PE. No Maranhão os sitiantes fazem no pilão. Se quiser aumentar o angu, ponha mais flocão, mais água e um tablete de caldo de galinha.

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Dicas

Recomendamos pra você
Comentários
Rosana Tolentino

´Petro, adorei sua receita; pois amo a cozinha regional.Adoraria fazer o passo a passo, mas não conheço o flocão de arroz. Pode ser ignorãncia minha ou talvez não exista menos aqui em Minas. Mas não deixarei de fazer por esse motivo; substituirei pelo fubá. Parabéns pela divulgação no Globo Rural!

Petronilo Pereira Filho

Há cinco anos que participo de um evento em um centro espírita aqui em João Pessoa, para confecção de uma pomada. São cinco reuniões para a preparação. A última é encerrada com um almoço feito no local. O encarregado da cozinha, sabendo que gosto de cozinhar, me convidou para fazer parte da equipe, mas os dirigentes negaram, alegando que a equipe já estava completa. No ano passado eu apresentei, no Globo Rural, duas receitas, sendo esta uma delas. O jornal local também mostrou a matéria. Depois disso, na primeira reunião no centro, a esposa do dirigente veio falar comigo e disse que queria que eu fizesse parte da equipe da cozinha. Eu perguntei por que ela estava me convidando e respondeu que viu a matéria na TV. Eu falei: - É, foi preciso eu aparecer na televisão, ficar famoso, para poder ser convidado. Tudo bem, eu aceito! Entre risos e boas vindas, fui acolhido pela equipe.

Petronilo Pereira Filho

Enviei esta receita para o Globo Rural e recebi a visita da equipe para colocar no ar. Fizemos a gravação e foi ao ar no dia 09/04/08. Quem quiser ver é só procurar no site do Globo Rural para assistir.