Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Torresmo Assado

sem lactose·sem glúten·

Porções

50

Peso

26,00 g*

Preparo

4h0

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Numa superfície lisa, estenda a manta de barriga fresca com carne com o couro virado para cima. Com uma faca bem afiada, faça riscos superficiais no couro (sem furar do outro lado) por toda a extensão da peça no sentido do comprimento e depois no sentido da largura (formando pequenos losangos).
  2. 2.
    Vire a peça do outro lado e salpique o sal grosso por toda a extensão.
  3. 3.
    Coloque a peça sobre uma grade (dentro de uma assadeira) com o couro virado para baixo. Coloque um saco plástico sobre a peça e um peso (saco de feijão/arroz) e deixe por pelo menos 2 horas chorando para eliminar a água da peça e o torresmo ficar mais sequinho. (OBS: pode deixar de um dia para outro chorando)
  4. 4.
    Elimine a água e sacuda a peça para retirar o excesso de sal grosso.
  5. 5.
    Volte a peça para a grade com o couro virado para cima e leve ao forno pré-aquecido a 250 graus por 1h30. Na metade do tempo vire a peça e deixe o couro virado para baixo.
  6. 6.
    Retire a peça do forno (com cuidado por haverá bastante gordura na assadeira). Transfira esta gordura para uma panela e leve ao fogo alto para esquentar mais. Com o auxílio de uma concha regue esta gordura quente sobre o couro da peça para pururucar. DICA: Caso queira estale um ovo delicadamente sobre o couro pururucado e volte a peça ao forno por mais 2 minutos. Sirva a seguir com arroz branco, couve e tutu.
Nilde martins Mello
por   Nilde martins Mello

Torresmo Assado