Piraputanga assada (com recheio de cebola)
Utilize o peixe de sua região. O piraputanga pode ser substituiído por outros peixes como: Curimba, matrinxã, piracanjuba, dourado entre outros.
0
1h30
40 porções
Valor nutricional
110,04 kcal
Ingredientes
Como Fazer
1. Bata o shoyu (1 litro), os dentes de alho e o sal no liquidificador. Reserve
2. Utilize duas cebolas para cada peixe, corte-as ao meio, depois em meia lua e coloque para fritar na manteiga. Reserve
3. Limpe os peixes, faça pequenos cortes nos dois lados do rabo, pelo lombo corte da cabeça ao rabo, e realize um corte transversal entre a cabeça e o corpo (da barriga até o lombo). Com esses cortes dos dois lados os filés laterais se liberam da espinha dorsal. No caso da piraputanga ainda ficam espinhas nos filés em forma de ´y´, elas podem ser retiradas se fizer cortes laterais acompanhando o formato delas e retirando-as. Em seguida faça cortes no couro do corpo do peixe no sentido da cabeça para o rabo (serve de penetração do tempero e o couro não encolher na hora de assar). Depois passe o peixe no molho e recheie com a cebola. Feche o peixe, coloque na grelha e leve para a assar na brasa (ou forno). Atenção, vire sempre o peixe para o couro não grudar na grelha. O tempo para ficar pronto é de 20 minutos, mas cuidado que pode ficar pronto antes, com 15 minutos. Sirva com arroz branco, vinagrete e farofa.
Dicas
1. A receita pode ser feita também com outros peixes de escama: Curimba, matrinxã, piracanjuba, dourado e outros.
2. Na hora de temperar, banhe bastante o peixe por fora e por dentro.
3. Para virar o peixe na grelha utilize a bandeja onde o peixe vai ficar. Libere a grelha, coloque a bandeja por cima do peixe e vire ao contrário.
Sobraram ingredientes?
Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:
Selecione os ingredientes que sobraram: