Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Piraputanga assada (com recheio de cebola

sem lactose·sem glúten·
Peso: 2362,00 g *
Preparo: 1h49

Quer preço e análise nutricional nessa receita?

Receitas com informação nutricional e preço

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Limpe os peixes, faça pequenos cortes nos dois lados do rabo, pelo lombo corte da cabeça ao rabo, e realize um corte transversal entre a cabeça e o corpo (da barriga até o lombo). Com esses cortes dos dois lados os filés laterais se liberam da espinha dorsal. No caso da piraputanga ainda ficam espinhas nos filés em forma de ´y´, elas podem ser retiradas se fizer cortes laterais acompanhando o formato delas e retirando-as. Em seguida faça cortes no couro do corpo do peixe no sentido da cabeça para o rabo (serve de penetração do tempero e o couro não encolher na hora de assar). Depois passe o peixe no molho e recheie com a cebola. Feche o peixe, coloque na grelha e leve para a assar na brasa (ou forno). Atenção, vire sempre o peixe para o couro não grudar na grelha. O tempo para ficar pronto é de 20 minutos, mas cuidado que pode ficar pronto antes, com 15 minutos. Sirva com arroz branco, vinagrete e farofa.
  2. 2.
    Dicas do cozinheiro:
  3. 3.
    - A receita pode ser feita também com outros peixes de escama: Curimba, matrinxã, piracanjuba, dourado e outros.
  4. 4.
    - Na hora de temperar, banhe bastante o peixe por fora e por dentro.
  5. 5.
    - Para virar o peixe na grelha utilize a bandeja onde o peixe vai ficar. Libere a grelha, coloque a bandeja por cima do peixe e vire ao contrário.
Regina aparecida cardoso
por   Regina aparecida cardoso

Piraputanga assada (com recheio de cebola