Ghee (manteiga clarificada)
0
20 min
10 porções
Valor nutricional
379,00 kcal
Ingredientes
Como Fazer
1. Tenha em mãos uma panela de vidro ou esmalte (evite alumínio), um recipiente de vidro, uma peneira fina metálica e um recipiente com tampa.
2. Corte a manteiga em pedaços e coloque em uma panela. Acenda o fogo, deixando no mínimo.
3. Aqueça até derreter completamente.
4. A manteiga irá derreter e começará a formar uma espuma na parte superior. Com a ajuda de uma colher, retire a espuma após o derretimento completo da manteiga.
5. Desligue o fogo enquanto a panela se mantiver quente para evitar que a manteiga queime.
6. Continue alternando esse processo de retirada da espuma com o fogo aceso (sempre no mínimo) e desligado. Você perceberá que resíduos se formarão no fundo da panela. Desligue o fogo e lentamente passe pela peneira, sempre tentando segurar o máximo de resíduos na própria panela. Despreze-os ou os utilize para enriquecer massas de pão.
7. Passe novamente o líquido para a panela, deixe no fogo mínimo por mais alguns minutos e retire os resíduos finais (sempre tomando cuidado para não queimar, especialmente eventuais resíduos no fundo). Após o processo você terá um líquido dourado, claro, que é o Ghee.
8. Quando amornar (quase frio), transfira para um pote com tampa (o ideal é que seja de vidro. No caso eu não tinha nenhum e usei o de plástico mesmo). Deixe esfriar em geladeira até endurecer.
9. O ghee pode ser conservado em geladeira ou fora dela (demora mais que a manteiga para ficar ransoso pois não tem os resíduos do leite).
Sobraram ingredientes?
Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:
Selecione os ingredientes que sobraram:
Dicas
Essa é uma receita somente para quem consome derivados do leite. O ghee é a fonte tradicional de lipídios na alimentação indiana. Trata-se da manteiga clarificada, livre de todos os seus resíduos lácteos. Por esse motivo, demora mais que a manteiga regular para perder seu frescor. Sendo uma fonte de gordura, é calórica, entretanto possui um rendimento melhor quando aquecida - para saltear vegetais, por exemplo. É fonte de vitamina A, ajudando ainda no combate à úlceras. Diz-se do ghee que ajuda a equilibrar os humores. Na Ayurvéé utilizada também como emoliente, sendo a base de diversas preparações medicinais. Para os praticantes de Yôga, divulga-se como sendo um lubrificante natural, ajudando na flexibilidade para a prática das ásanas. http://roctaviani.multiply.com