*Todos os filtros são opcionais

Calorias por porção:

defina a caloria

1 Kcal

Valor da receita:

defina o preço

R$1

para ter acesso à busca detalhada
Restam
2 vezes

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

logomarca cybercook

Pão de cristo (com fermento natural)

lactose glúten vegano

Envie

Quer preço e análise nutricional nessa receita?

Receitas com informação nutricional e preço

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Reproduzindo o fermento
  2. 2.
    Junte todos os ingredientes numa bacia e misture até ficar um líquido uniforme (sem bolinhas de trigo). Cubra a bacia com um pano e deixe fermentar até o dia seguinte. Para saber se o fermento já está pronto, observe se já formou uma 'nata' grossa por cima. Se já estiver com a 'nata' é porque está pronto. Com o auxílio de uma concha, divida o fermento em três vidros (divida a 'nata' igualmente entre os três vidros de fermento) e conserve-os na geladeira.
  3. 3.
    obs.:
  4. 4.
    * o vidro que utilizo para o fermento é o de 500g de nescafé.
  5. 5.
    * para fazer o fermento, você precisa já ter um vidro de fermento (uma muda, como alguns chamam). Nunca tentei, mas acho que se fizer uma solução de água, trigo, sal e açúcar e deixar descansar por um tempo (alguns dias) o resultado será o fermento natural (isto é, a muda).
  6. 6.
    * não use o último vidro de fermento, pois se usá-lo vc vai ficar sem. Quando utilizar o conteúdo do penúltimo vidro de fermento, pegue o vidro que restou e reproduza-o (assim vc não fica sem na hora de fazer o pão).
  7. 7.
    Fazendo o pão
  8. 8.
    Numa bacia coloque o conteúdo de um vidro de fermento, o açúcar, o óleo e os ovos e misture bem. Vá acrescentando trigo até a massa ficar sovada.
  9. 9.
    Cubra com um pano e deixe descansar por umas cinco horas (em dias quentes, pode deixar por menos tempo). Divida a massa e coloque nas formas para ir ao forno. Acenda o forno para esquentá-lo (cerca de 10 a 15 min).
  10. 10.
    Coloque o pão no forno e retire-o quando ficar moreninho (entre 45 min e 1 hora).

Sua avaliação:

silvana silveira
por silvana silveira
porções

Comentários (1)

rose

adorei esta receita, moro em Fortaleza aqui não encontro fermento fresco

PaesReceitas de pãoSem farinha

Pão de cristo (com fermento natural)