1

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

logomarca cybercook

Panetone

Já Fiz

Esta receita de pantone nos foi fornecida pelo grande mestre da panificação, o saudoso, Benjamin Abrahão, que fazia tantas delícias e que tinha o panetone como um dos carros chefe de suas padarias.

Ingredientes (11)

Como Fazer

  1. 1.
    Em uma vasilha, faça uma esponja com 100g de farinha de trigo, o fermento e um pouquinho de água.
  2. 2.
    Deixe descansar por 15 minutos.
  3. 3.
    Após este descanso, adicione o restante dos ingredientes menos as frutas.
  4. 4.
    Deixe descansar, coberta por um pano, durante 20 minutos.
  5. 5.
    Após este descanso, acrescente as frutas, faça os modelos, coloque nas formas e deixe descansar novamente até quase atingir o dobro.
  6. 6.
    Após tudo pronto, pegue uma lâmina, faça os cortes em formato de cruz em cima de cada pannetone, puxe as abinhas para fora e coloque por cima uma colherinha de manteiga sem sal.
  7. 7.
    Leve para assar em uma assadeira ou forma de papel.
  8. 8.
    Usar forno médio 180ºc.

Dica, ao invés de frutas e passas, coloque a mesma quantidade de gotas de chocolate (antes passe-as na farinha de trigo e misture-as delicadamente na massa) que você vai ter um chocotone delicioso.

Por: CyberCook
Rendimento: 38 porções

Você pode gostar...

Panetone Boas Festas

Panetone Boas Festas

Por Ana Jacqueline

Panetone delícia

Panetone delícia

Por Silvana Silveira

Pão Caseiro

Pão Caseiro

Por Maria Cristina

Sonho

Sonho

Por Cybercook

Torta de Liquidificador

Torta de Liquidificador

Por Claudia Marcia

Comentários (77)

Lidiane Oliveira

Olá, vou fazer amanhã, se eu preferir trocar as frutas por chocolate posso incluir alguns pedaços de chocolate meio amargo ou isso altera a receita?

Olá Lidiane, Obrigada pelo contato (: Pode sim substituir as frutas pelo chocolate picado ou gotas de chocolate. Depois nos conte como ficou e envie uma foto do seu panetone. Nós publicamos a foto no site e nas redes sociais!

Equipe CyberCook

Juliano

Olá! Estou com um pequeno problema. Dividi a receita por 4 para fazer em menor quantidade, mas a massa não está crescendo. Utilizei fermento seco, 1/3 da medida que pede para o orgânico. Não sei se é a quantidade de água que pode estar afetando o crescimento da massa. Enfim, se conseguirem me dar uma ideia do que pode estar dando errado eu agradeço :)

Lav?nia Alves

Adorei a receita. Gostaria de saber por quanto tempo ele fica ao forno? E a manteiga sem sal colocada no final pode ser substituída por gema de ovo diluída em leite?

Olá, Lavínia! Obrigada pelo seu contato! Deixe o panetone assando cerca de 30 a 40 minutos ou até que ele esteja douradinho. Utilize a manteiga ou margarina mesmo, pois a gordura não deixa a massa ressecada e o pão fica douradinho. Abraços, Equipe CyberCook (:

Equipe CyberCook

Micheli Kaiser

Eu fiz ele pelo segundo ano para o Natal e das duas vezes que fiz ficou ótimo,todo mundo gostou e me pediam "Que receita é essa ?"Foi um sucesso.Obrigada pela receita maravilhosa será sempre o meu panetone de Natal.

Mylena Lipson

Por gentileza, corrijam esta frase: Após este descanso, adicione o restante dos ingredientes menos as frutas, faça uma massa bem macia colocando as frutas e as uvas sempre por último. A frase pode terminar logo após "menos as frutas". Pq a segunda parte está confusa e contraditória. Fiz rapidamente, lendo pelo celular e conclusão: coloquei as frutas. Nem preciso dizer q obviamente não deu certo. Isso pq já tinha feito panetone...

Olá, Mylena. Obrigada pelo seu contato! Primeiramente, pedimos desculpas pelo erro. Agradecemos pela sua atenção e já corrigimos o texto desta receita para que não haja erros futuros. Um Feliz Natal e Ano Novo, Abraços, Equipe CyberCook (:

Equipe CyberCook

Ricardo Baratela

Essa receita é mesmo original do Benjamin Abrahao?

Olá Ricardo, Sim, esta receita foi nos dada pelo próprio Benjamim Abrahão em uma das vezes que estivemos com ele em entrevista, nos meados de 2000. Bons e saudosos tempos! Veja este vídeo: http://mais.uol.com.br/view/mqjcbg9znoh1/paodoce-do-benjamim-04029A326CDCC933A6 ... nós estávamos lá! Obrigado Equipe CyberCook

Equipe CyberCook

Washington Morelli

Olá, boa tarde! Vocês dizem que o rendimento é de "6 porções", eu só gostaria de saber o tamanho desta porção, seria a forma de panetone de 500gr ? Obrigado.

Olá Washington, Na verdade cada porção equivale a 170g aproximadamente. Abraços, Equipe CyberCook

Equipe CyberCook

Romantiele Luciana da Costa

Poço substituir o fermento fresco pelo seco instantâneo? Terá alguma alteração no processo de preparo?

Oi Romantiele! Pode sim, porém, deve-se seguir uma determinada proporção: para cada 3 tabletes de fermento fresco, use apenas 1 pacotinho do fermento seco instantâneo. Para aplicar na receita, faça da mesma forma que o fresco, começando pela esponja. Abraços, Equipe CyberCook

Equipe CyberCook

Thereza Teixeira

Eu gostei, porém não achei que fique com gosto de panetone! São seis gostas de cada essência mesmo?

Oi Thereza! Isso mesmo. Se gostar de um gosto mais forte, pode adicionar mais algumas gotinhas! =) Abraços, Equipe CyberCook

Equipe CyberCook

Cassia Santos

Eu posso usar parte da massa e a outraparte guardar num pote na geladeira?

Oi Cassia! Uma vez que a massa vai pra geladeira, ela pára de crescer, o que acaba comprometendo o resultado final da receita. Abraços, Equipe CyberCook

Equipe CyberCook

Receitas de NatalPaesPaes docesFrutasItalianaBaunilhaCozinha internacionalFarinha de trigoFrutas cristalizadasGema de ovoLaranjaManteigaOvoReceitas de panetoneSalUvaUva passaAçúcarBenjamin abrahãoEssência de baunilhaEssência de laranjaFermento biológicoFermento biológico frescoReceitas de pãoCafé da manhãReceitas para a Ceia de NatalReceitas de Natal Sadia

Panetone